Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

1914 - Sempre há espaço para o esporte, mesmo no Carnaval

Carnaval é tempo de folia, de alegria, de "desestressar", de se deixar levar pelos excessos na perda de sono e no consumo de bebida. Mas enganam-se aqueles que pensam que nesse período de muita farra não haja espaço para a prática de esportes. Em Espinosa mesmo, na época em que o prefeito Florindo Silveira Filho, o Betão, estava na administração da cidade, muitas competições esportivas eram promovidas pela Prefeitura nas areias do Rio Verde Pequeno e da Lagoa da Santana, dando oportunidade aos aficionados pelo esporte de também participar da festa do Rei Momo. 
O Carnaval de Espinosa neste ano foi bem mais amplo. Os foliões tiveram bem mais opções para se divertir. Mesmo com a festa principal, organizada pela Secretaria de Cultura da Prefeitura de Espinosa, sendo realizada no gramado do Estádio Caldeirão desde o começo da noite até a madrugada, os foliões puderam se "aquecer" para a festa em vários outros lugares, como o Casarão Lounge Bar, o Mano´s Bar, a Toca dos Craques e o Portal Eventos, além das muitas reuniões de amigos nas residências e sítios da cidade. 
E também no Bairro Cigano, Gibão, Toninho e sua animada turma continuaram promovendo o seu CarnaCigano. E lá, além da festa carnavalesca, sempre tem futebol. Todo mundo brinca, dos jovens aos seniores. Durante o período de folia, foram realizadas partidas de futebol com a presença dos veteranos do Ypiranga enfrentando times de Monte Azul, do Bairro Ponte Nova de Espinosa e da cidade baiana de Urandi. Esses confrontos sempre são oportunidades de não só praticar esporte, mas também de reencontrar velhos companheiros de bola e conquistar novas amizades. Nos jogos contra Monte Azul e Urandi, os quais assisti, o time de Gibão venceu ambos por 5 x 3. Ressaltando que a partida contra Monte Azul teve a participação do meu grande amigo e compadre Maurício, que veio de Vitória da Conquista para mostrar seu futebol e seu samba no pé por aqui. 
Após as partidas, como de praxe, uma confraternização para fazer a resenha do jogo, contar histórias e dar boas risadas, relembrando os bons tempos de outrora. Hora de reencontrar parceiros e velhos adversários, como Azemarzinho e Biloia, de Monte Azul, e Edílson Leão, de Urandi. 
Então, fica a dica: no Carnaval há sim espaço para o esporte!
Um grande abraço espinosense.   

Monte Azul

Ypiranga

 
Urandi

Ypiranga