Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

1909 - O Santa Bernadette do Campo dos Barrigudos

Não é da minha época, mas existiu em Espinosa um time de futebol de nome Santa Bernadette. Naqueles bons tempos em que Espinosa era bem pequena, o campo em que os seus integrantes jogavam era exatamente onde funciona hoje o Posto Amil, na Avenida Minas Gerais. Ali próximo do Rio São Domingos, a garotada corria atrás da bola, todos descalços, no campo de terra batida. 
Já havia escutado muitas histórias dessa turma boa, mas jamais tinha visto sequer uma foto do time, até que dia desses, através de um dos craques do Santa Bernadette, consegui uma imagem da antiga e famosa equipe do futebol espinosense. A fotografia em questão me foi passada por um dos então meninos daquele time, Osvaldo Gonçalves, o Braga, sobrinho de Dona Noeme Gonçalves, moradora da Rua da Resina.
A qualidade da fotografia é péssima, mas foi o máximo que consegui, infelizmente. Mas de qualquer maneira, vale o registro de uma geração de esportistas espinosenses que fizeram a nossa história.
Na antiga foto estão registradas as presenças do goleiro Waltinho (Walter Pinto, ex-funcionário do BB), Valdo (já falecido), Botão, Domingo, Idelfonso, Lincoln e Cícero. Agachados estão Natinho, Valmir, Carlinhos, Dizinho e Braga.
Um grande abraço espinosense.