Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

1904 - Lake of Fire, o sonho de uma banda espinosense de Rock

É inimaginável a quantidade de jovens do mundo inteiro que algum dia sonharam criar ou integrar uma banda de Rock, influenciados pelos Beatles, Rolling Stones, Led Zepellin ou por outras milhares de excelentes e imortais bandas que fizeram a história deste gênero musical no planeta. E a nossa Espinosa não poderia ficar imune a essa febre roqueira, felizmente. No início dos anos 2000, uma turma de garotos espinosenses, alunos da Escola Estadual Joaquim de Freitas, inspirados pelo talento e sucesso de Kurt Cobain e sua banda Nirvana, resolveu também formar uma banda de Rock and Roll. Aquela rapaziada fissurada em Rock, Jésus (Vocal), Cristopher (Guitarra), Bruno (Guitarra), Lúcio (Baixo) e Rony (Bateria), então formaram a banda "Lake of Fire", denominação copiada do título da música composta pelo guitarrista e criador da banda Meat Puppets, Curt Kirkwood, que ficou famosa após ser gravada no álbum ao vivo do Nirvana, intitulado "MTV Unplugged in New York".


Aos que desconhecem, a banda Nirvana foi fundada em 1987 na cidade de Aberdeen, Washington, pelo compositor, cantor e guitarrista Kurt Cobain e pelo baixista Krist Novoselic. Mais tarde, em 1989, após a passagem de vários músicos usando as baquetas, se juntou à banda o baterista Dave Grohl. Uma das bandas mais importantes do "grunge", um subgênero do rock alternativo que surgiu no final da década de 1980 em Seattle e que rapidamente ganhou o mundo, o Nirvana durou pouco tempo, em virtude da morte por suicídio de Kurt Donald Cobain, aos 27 anos de idade, em 5 de abril de 1994, deixando uma obra pequena na quantidade, mas gigante na relevância. Foram apenas três álbuns de estúdio, três álbuns ao vivo, dois EPs, quatro coletâneas, vinte e um singles e dois box sets. O primeiro álbum, chamado "Bleach", foi lançado em junho de 1989 pela gravadora independente Sub Pop. Depois de assinar com a Geffen Records, o sucesso estrondoso viria com o segundo álbum, o clássico e cultuado "Nevermind", lançado em 24 de setembro de 1991. "In Utero", o terceiro trabalho de estúdio, veio em 13 de setembro de 1993 pela DGC Records. Cálculos mostram que a banda vendeu cerca de 75 milhões de álbuns no mundo inteiro. Em 2014, o cantor, ao lado dos companheiros de banda Krist Novoselic e Dave Grohl, foi admitido ao Rock and Roll Hall of Fame.


A banda "Lake of Fire", assim como o Nirvana, durou pouco tempo, muito em razão da necessidade de esses meninos saírem para estudar em outras cidades. Mas mais que um sonho realizado naquela época maravilhosa de suas vidas, fica o desejo de que não tenham deixado de apreciar o tão cultuado Rock and Roll e que ainda tenham como ídolo o genial Kurt Cobain, que infelizmente nos deixou tão precoce e tragicamente por conta das enormes pressões da fama e do sucesso que tanto o angustiaram.
As imagens dessa turma no dia 1º de agosto de 2003, enquanto se preparavam para fazer uma apresentação em Espinosa, foram por mim conseguidas no You Tube, no canal CSL Sky, a quem desconheço e agradeço. Não posso deixar de registrar a participação, além dos cinco músicos da banda, do Rogério Castro, responsável pelo áudio; do meu Ricardinho e do Pedro Felipe nas filmagens; e dos amigos da vizinhança de então, entre eles Vagner Júnior, Arthur, Gilberto Júnior, Marquinhos, Gabriel, André e Bruno. Que Deus abençoe esses "roqueiros", onde quer que estejam.
Quero deixar aqui registrada a minha tristeza pelo falecimento do pai de Jésus, o advogado Sílvio Tibo, do qual tomei conhecimento hoje. Ao Jésus e aos demais familiares, o meu sincero sentimento de pesar pela enorme perda.
Um grande abraço espinosense.   




Lake of Fire
Curt Kirkwood (Meat Puppets)

Where do bad folks go when they die
They don't go to heaven where the angels fly
Go to a lake of fire and fry
Don't see them again 'till the Fourth of July

I knew a lady who came from Duluth
Bitten by a dog with a rabid tooth
She went to her grave just a little too soon
flew away howling on the yellow moon

Where do bad folks go when they die
They don't go to heaven where the angels fly
Go to a lake of fire and fry
Don't see them again 'till the Fourth of July

People cry and people moan
Look for a dry place to call their home
Try to find some place to rest their bones
While the angels and the devils try to make 'em their own

Where do bad folks go when they die
They don't go to heaven where the angels fly
Go to a lake of fire and fry
Don't see them again 'till the Fourth of July