Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

1903 - No caminho certo da história

Enquanto o Brasil caminha célere de volta ao passado, retrocedendo de forma avassaladora em tempo recorde, sobretudo na área econômica, com uma recessão brutal, alto desemprego e corte de investimentos, a China caminha firme na direção contrária. Com um crescimento de 6,9% em 2017, a China continua mirando o futuro com base em três conceitos essenciais: o fortalecimento da sua cultura tradicional, o desenvolvimento tecnológico impulsionado pela inovação e o caminho do desenvolvimento pacífico e harmonioso interno e externo. 
Mesmo com problemas sérios a enfrentar, como as dívidas pública e privada e a grave poluição do ar, a China pretende combatê-los com firmeza, focando na defesa do meio ambiente, no suprimento das necessidades materiais e culturais do seu povo, na demanda por Democracia, Estado de Direito, equidade, justiça e segurança.
Um dos setores que mais demonstram a capacidade da indústria chinesa é o de engenharia, com suas obras monumentais e normalmente construídas em tempo recorde. O vídeo abaixo nos mostra algumas das obras que foram ou estão sendo construídas no país, o que nos causa um pouco de inveja, já que o Brasil estagnou no tempo. São projetos de transferência de água do sul para o norte do país; da construção da maior hidrelétrica do mundo, a Three Gorges Dam; a mais longa ponte do mundo ligando Pequim a Xangai, a Danyang-Kunshan Grand Bridge; a rede ferroviária de alta velocidade mais longa: a China HSR Network;  o supercomputador mais rápido: o Sunway Taihu Light; a ponte mais alta no Rio Sidu: Sidu River Bridge; o túnel ferroviário mais longo: Guangzhou Metro Line 3; a maior construção por área de chão: o New Century Global Center, que oferece espaço para o varejo, escritórios, salas de conferências, um complexo universitário, dois centros comerciais, hotéis e até mesmo um parque temático de água no topo do prédio; o Telescópio Esférico (FAST), dotado da maior abertura do mundo: 500 metros de diâmetro; e finalmente o trem de levitação magnética mais rápido do mundo: o Shanghai Maglev Train, que transporta passageiros entre a Longyang Road Station e o Pudong International Airport em uma velocidade de cerca de 431 km/h. Vamos dar uma olhada?
Um grande abraço espinosense.



  

1902 - Eficiência é isso!

Este nosso louco mundo sempre nos surpreendendo, seja no lado negativo, seja no lado positivo. E foi com surpresa e encantamento que li ontem esta notícia surreal. Entre os dias 19 e 20 deste janeiro, cerca de 1500 operários chineses conseguiram a proeza de reconstruir completamente a Nanlong Railway Station, a estação ferroviária da cidade de Longyan, na província de Fujian, no sul da China. Foi realizada a conexão desta com outras três grandes ferrovias, a Ganlong Railway, a Ganruilong Railway e a Zhanglong Railmway. Foram utilizados 7 trens e 23 escavadeiras na tarefa que durou apenas 8 horas e meia, uma fantástica demonstração de organização e eficiência da empresa China Tiesiju Civil Engineering Group e dos trabalhadores chineses. 
A ferrovia tem 246 km e é a principal ligação entre o sudoeste e a China Central, indo de Longyan a Nanping, suportando a circulação de trens com velocidade máxima de 200 km por hora. O tempo de viagem entre as duas cidades, que era de 7 horas, cairá para apenas 90 minutos, ou uma hora e meia. A previsão é que a linha entre em operação no final deste ano. Uma verdadeira epopeia chinesa que nós, brasileiros, deveríamos copiar!
Um grande abraço espinosense.