Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

1895 - A Feirinha do São José em MOC

Ô trem bão, sô! Agora (ou já há um tempo) o povo montes-clarense tem um ótimo motivo para sair de casa às quintas-feiras para fazer a feira, comer algo gostoso, escutar uma boa música e se divertir em um tranquilo e aconchegante ambiente. É que funciona, desde agosto, na Praça Flamarion Wanderley no Bairro São José em Montes Claros, a "Feirinha do São José", uma excelente iniciativa da associação dos moradores do bairro com o respaldo da Prefeitura Municipal e com apoio do Banco do Brasil e da Emater, que pretende valorizar a agricultura familiar, com a oferta de produtos, pelos pequenos produtores do município, de alimentos produzidos sem agrotóxicos. A feirinha é muito bem organizada, com regras definidas para a participação dos feirantes e com presença constante dos funcionários da MCTrans e dos policiais militares na segurança. Ela funciona sempre às quintas-feiras das 18 às 21 horas, com a oferta de inúmeras opções de alimentos. Ali você poderá encontrar hortaliças, frutas, ovos caipiras, biscoitos, bolos, doces, farinhas, lanches, pastéis, acarajés, sucos, caldos, polpas de frutas, artigos de artesanato, sorvetes, pipocas e brinquedos para a criançada e cervejas geladas e tira-gostos para os adultos. O ambiente democrático aceita a presença de todos, sejam recém-nascidos, crianças, jovens, adultos, idosos e animais de estimação, todos em clima de harmonia e paz. 





É interessante perceber como boas ideias assim trazem benefícios para todos os envolvidos. Permite aos pequenos produtores a comercialização dos seus produtos hortifrutigranjeiros a um público bem numeroso, proporciona à comunidade essa ótima opção de compra de produtos de boa qualidade e possibilita a todos os comerciantes da praça um maior faturamento pelo incremento da freguesia. No final das contas, ganham todos: os feirantes, os consumidores e os empresários locais. Sem contar os que vão ali apenas para passear e se divertir com suas famílias e com seus animais de estimação.
Estive lá por duas vezes e adorei a experiência. Além de tudo o que foi descrito antes, o local ainda nos traz outro enorme prazer, o de encontrar pessoas queridas, amigos com quem nos encontramos quase sempre no dia a dia e até alguns com quem não nos deparávamos há anos. Por lá me encontrei com Luiz Carlos (Bazuca) e Rodrigo, companheiros de futebol na AABB, além de Messias e sua esposa, ele que foi gerente da rodoviária de Espinosa durante um bom tempo. Também lá me encontrei com Sheilinha, Rogerinho, Luiz Cláudio e Sayonara, e muito mais gente boa da nossa Espinosa.
E para completar esse arsenal de maravilhas da feirinha, ainda podemos nos deliciar gratuitamente de uma ótima e agradabilíssima apresentação musical do Clube de Choro de Montes Claros, que passeia pelos clássicos do cancioneiro popular brasileiro com enorme maestria. Imperdível! 
Um grande abraço espinosense.


1894 - Música boa da Banda República Casanova

O cenário musical de Montes Claros é extremamente rico, com talentos espalhados por todas as vertentes musicais. Vai de Téo Azevedo a Flavin Ribeiro; de Herberth Lincoln a Beto Guedes; de Elthomar Santoro a Banda Toque Xote; de Tião Carreiro a Beu Viana; de André Águia a Zé Coco do Riachão; de Wanderdaik a Lindomar Coimbra, de Bete Antunes ao Grupo Raízes, de Jukita Queiroz a Pepson Fernandez e tantas outras talentosas figuras mais.
Na seara do Pop-Rock está a banda montes-clarense República Casanova, formada pelos jovens Fred Castro (vocalista), João Terra Maciel (baterista), Paulo Henrique Câmara (baixista) e Pedro Brandão (guitarrista). Depois de iniciar a caminhada em Montes Claros, a banda se mudou para Belo Horizonte em outubro de 2016 e atualmente tem se apresentado em algumas das mais importantes casas de show da capital, além de tocar em algumas cidades próximas dali, como Lagoa Santa, Tiradentes e Sete Lagoas.
A história do grupo começou em 2010, com a participação de Fred e João e mais dois outros músicos, ainda com o nome de Mr. Jones. Devido a problemas de direitos de marca, a banda mudou o nome para República Casanova, posteriormente com a substituição de dois dos seus integrantes. Em 2013 o guitarrista Pedro Brandão se juntou à turma. Em 2014 foi a vez da entrada do baixista Paulo Henrique Câmara. Com influências diversas, sobretudo de ícones do Pop-Rock brasileiro como Nando Reis, Paralamas do Sucesso e Legião Urbana, os rapazes hoje fazem parte do elenco da Midas Music, gravadora fundada no ano de 2010 pelo produtor e empresário Rick Bonadio. Em 2016 eles lançaram o segundo EP, com quatro canções autorais: "Seja Breve", "Traz de Volta o Meu Amor", "Por Todo o Tempo" e "Corpo, Alma e Coração".
Eles já são bem conhecidos aqui em Montes Claros, pois fizeram há pouco tempo os shows de abertura de Emmerson Nogueira, Capital Inicial e Nando Reis. Também serviram como banda de apoio de nomes importantes da música nacional, como Tico Santa Cruz e Gabriel O Pensador.
Hoje, 12 de janeiro de 2018, a banda República Casanova estará se apresentando no evento Dark Festival, do SESC, na cidade de Januária, onde também se apresentarão o vocalista Toni Garrido e a banda Ira. 
Talento, esses rapazes tem bastante. Pena que o mercado musical atual do país não abre muito espaço para a boa música. Mas torço para que o trabalho deles seja conhecido, percebido e alcance notoriedade. Desejo muita boa sorte e sucesso a esses talentosos músicos montes-clarenses.  
Um grande abraço espinosense.