Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 9 de janeiro de 2018

1893 - A chegada de um novo ano em Espinosa

Quanto alívio, alegria e satisfação é estar de volta à velha casa, vivo e saudável, depois de renovar as energias na terrinha natal, Espinosa, nos eventos de final de ano. Se há muito o que comemorar, também existem fatos a lamentar profundamente. Os terríveis acidentes da véspera do Natal na rodovia MGC-122, em que tantas vidas foram perdidas, o falecimento do nosso digno e estimado conterrâneo Waldir do Bakana e as mortes de um menino de 11 anos e do seu pai que tentou salvá-lo do afogamento na comunidade do Tabuleiro, definitivamente deixaram bem menos felizes as comemorações natalinas e de passagem de ano. Quero realçar aqui o heroísmo deste pai que perdeu a vida na tentativa de salvar o seu filho, em um gesto de grandeza e amor infinito que só merece louvores. Aos familiares de todas as vítimas desses infortúnios, os meus mais sinceros sentimentos de dor, tristeza e solidariedade. 
Para devolver um pouco de alegria a mais esta viagem às raízes, vieram os encontros e reencontros com os familiares e amigos, o futebolzinho com a galera de Gibão (que sempre me acolhe tão bem), as boas conversas regadas a cerveja gelada neste calor insuportável do Sertão e as boas novidades percebidas no panorama da cidade. Além da chuva que caiu em alguns momentos, mesmo que ainda tímida. Fiquei contente em visualizar "in loco" as boas ações dos empresários da cidade bem como da administração municipal, que está mudando a "cara" da cidade positivamente, especialmente nos aspectos culturais, sociais e da gestão pública, mesmo em tempos econômicos e políticos terríveis. Foi gratificante reencontrar amigos que há muito não via (Rogério, Dim e Tonhão), receber o carinho e o apoio incondicional dos amigos e vizinhos no "acampamento" e desfrutar das companhias agradáveis em papos de boteco. Pena não ter conseguido me encontrar com alguns amigos de longa data, como Ernanni e o aniversariante Rildo, entre outros. Fica para uma próxima oportunidade, se Deus quiser.
Espero que o ano que agora se inicia nos traga um pouco de lucidez, empatia e reflexão. Que saibamos espalhar amor, compreensão e respeito aos quatro cantos do planeta, sem preconceito ou moderação. É simples demais da conta, sô: basta tratar os outros (quaisquer outros) com o carinho, gentileza, respeito e amor com que você gostaria de ser tratado. Não economize, faça isso com muita vontade e desprendimento. Assim você estará melhorando e muito a vida nessa nossa nave magnífica.
Um grande abraço espinosense.