Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 12 de março de 2018

1931 - Mais um recorde do genial Messi

Ele já fincou com profundidade seu nome na história do futebol mundial, e bem no topo, entre o seleto grupo dos gênios da bola, mas não se cansa de bater marcas a cada temporada. Lionel Messi incluiu no domingo, 4 de março de 2018, mais uma façanha aos seus extraordinários números na carreira de atleta profissional de futebol. Na partida do seu clube, Barcelona, contra o Atlético de Madrid, no Camp Nou, pela 27ª rodada do Campeonato Espanhol, o craque da camisa 10 grená bateu falta com precisão absoluta e colocou a bola no ângulo esquerdo do goleiro Jan Oblak, sem chance de defesa, para decretar a vitória por 1 x 0. Mas o gol marcado tem muito mais significado que simplesmente o gol da vitória sobre o segundo colocado na tabela de classificação do Campeonato Espanhol e que pode ser fundamental para a conquista de mais um título nacional pelo Barcelona: é o sexcentésimo tento marcado pelo craque argentino na carreira, um feito considerável.


Lionel Andrés Messi Cuccittini marcou o seu primeiro gol na carreira profissional no dia 1º de maio de 2005, na vitória do Barcelona sobre o Albacete por 2 x 0, pelo Campeonato Espanhol, depois de receber uma bonita assistência de outro gênio da bola, Ronaldinho Gaúcho. Ele havia entrado em campo aos 42 minutos do segundo tempo, substituindo o atacante Samuel Eto´o. Dali em diante vieram gols marcados de todas as maneiras possíveis, grande parte deles de uma beleza espetacular. Foram gols de falta, de chutes de fora e dentro da área, de perna esquerda (a mais usada) e de direita, após dribles fantásticos sobre toda a defesa e até de cabeça, o que não é muito a sua melhor característica.





Conforme dados divulgados na imprensa, foram 600 gols marcados em 747 partidas, 539 deles vestindo a camisa do Barcelona e outros 61 com a camisa da Seleção Argentina, uma média de 0,8% por jogo. Foram 493 gols com a habilidosa perna esquerda, 79 de pé direito e 25 de cabeça. Os números informam que 124 gols foram de bola parada, com 77 deles feitos através de cobranças de pênaltis. Outros 476 foram marcados com a bola rolando. São números incríveis de um jogador incrível, espetacular, extraordinário. É mesmo um presente dos Céus poder acompanhar, pelo menos na tela da televisão, os shows semanais de Messi pelos gramados do mundo. Espero e torço para que ele consiga nos maravilhar novamente com sua divina arte na próxima Copa do Mundo na Rússia.
Um grande abraço atleticano.





Aqui, todos os 600 gols marcados pelo genial Lionel Messi.

Nenhum comentário: