Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 6 de março de 2018

1928 - Faleceu a professora Dulcilene Fernandes

Foi com grande tristeza que recebi há pouco a notícia do falecimento da professora espinosense Dulcilene Fernandes, a tão conhecida Dulce. Profissional da educação em Espinosa, de imensa capacidade e competência, admirada e querida por toda a comunidade, Dulce estava internada há alguns dias após sofrer um AVC.
Para se ter ideia do quanto Dulce era querida, basta uma pequena pesquisa junto àqueles estudantes que estiveram sob seus ensinamentos em sala de aula ou com os seus colegas de magistério.


Ser professor é muito mais que uma forma de ganhar a vida e a sobrevivência em um mundo capitalista, recebendo salários (parcos, ressalte-se) pelo árduo trabalho. Ser professor, ensinar, transmitir conhecimentos, moldar cérebros, indicar novos caminhos é quase uma missão divina. E, com seu jeito sereno e calado (era assim que eu a via), Dulce conquistou o respeito e o reconhecimento de toda a comunidade espinosense pela sua trajetória pessoal e profissional de incrível vocação educacional. Sua integridade e honradez inatacáveis superaram até mesmo quaisquer sentimentos ignorantes de preconceito sobre suas escolhas sentimentais.
Com a sua precoce partida, quero externar à sua companheira Branca, aos seus familiares, amigos e colegas, o profundo sentimento de pesar e tristeza. No seu descanso eterno ao lado do Senhor, ela irá perceber o quanto era amada e respeitada pelos que tiveram a sorte de privar da sua companhia. Descanse em paz, professora Dulce, e obrigado pelo legado de conhecimento deixado aos jovens espinosenses. Missão cumprida!
Um grande abraço espinosense.

Nenhum comentário: