Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

1865 - O Grêmio é o novo Tri-Campeão da Libertadores

Estádio La Fortaleza completamente lotado para a decisão da Copa Bridgestone Libertadores da América entre Lanús e Grêmio na noite desta quarta-feira, 29 de novembro de 2017. Em meio a milhares de fanáticos torcedores do dono da casa, cerca de 5 mil tricolores gaúchos estiveram presentes para apoiar o seu time. Com suas estratégias bem definidas na cabeça dos seus jogadores, Renato Portaluppi, pelo Grêmio, e Jorge Almirón, pelo Lanús, esperavam nada menos que a vitória e a consequente conquista continental de enorme valor. Mas o brasileiro se deu melhor na empreitada. Com um primeiro tempo primoroso, o Grêmio de Renato mandou no jogo, anulando com extrema competência as armas do time argentino. A partida foi, como em qualquer final de Libertadores, um verdadeiro jogo de xadrez, com espaços reduzidos pela força da marcação adversária e luta ferrenha pela posse de bola. 
O Grêmio saiu na frente após um erro crucial da defesa argentina. A bola ficou de posse de Fernandinho, que engrenou uma longa corrida desde o meio de campo e fuzilou de perna esquerda para balançar as redes do goleiro Andrada aos 27 minutos do 1º tempo. Ainda na etapa inicial, o Grêmio matou o jogo. Luan recebeu lançamento de Jaílson, dominou, avançou sem muita dificuldade, entrou driblando na área e com um leve toque de pé direito por cima do goleiro marcou o segundo gol tricolor. Os 5 mil do estádio mais os 30 mil na Arena Grêmio e outros milhares na Avenida Goethe em Porto Alegre vibraram enlouquecidamente de alegria. O título, o tri, estava muito próximo.  
Mas haveria emoções fortes ainda. Aos 25 minutos do 2º tempo, Jaílson derrubou dentro da área o camisa 7, Acosta, e o árbitro marcou a penalidade. Sand bateu com competência e tranquilidade e diminuiu o placar para o Lanús. Aos 37 minutos, uma situação inesperada e preocupante: a expulsão de Ramiro. Mas mesmo com toda a pressão que poderia vir naquele momento, o Lanús ainda teria que marcar mais dois gols para levar o jogo para uma prorrogação, coisa pouco provável. Aos 44 minutos Fernandinho colocou Luan na cara do goleiro, mas o ótimo atacante gremista tocou para fora. Faltava pouco para a explosão de alegria gremista. E ela chegou, para delírio da nação tricolor do Rio Grande do Sul. O Grêmio é Tricampeão da América! 
Parabéns ao Grêmio e sua enorme torcida pela conquista. Duro agora vai ser aguentar a marra do Renato Gaúcho, que se torna o primeiro brasileiro a ser Campeão da Libertadores como jogador e treinador.    
Um grande abraço espinosense.


LANÚS  1  X  2  GRÊMIO
LANÚS: Andrada; Gómez, Rolando Garcia Guerreño, Herrera (Marcelino Moreno) e Velázquez (Germán Denis); Marcone, Pasquini e Román Martínez; Alejandro Silva (Matías Rojas), Acosta e Sand.
Técnico: Jorge Almirón.

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Edílson, Pedro Geromel, Bressan (Rafael Thyere) e Cortez; Arthur (Michel), Jaílson e Ramiro; Luan, Lucas Barrios (Cícero) e Fernandinho.   
Técnico: Renato Gaúcho.

Árbitro: Enrique Cáceres (Paraguai)
Auxiliares: Eduardo Cardozo e Juan Zorrilla (Paraguai)
Quarto Árbitro: Eber Aquino (Paraguai)
Árbitro de Vídeo: Mário Díaz de Vivar (Paraguai)
Assistente Árbitro de Vídeo: Milcíades Saldivar (Paraguai)
Assistente Árbitro de Vídeo: Victor Carrillo (Peru)