Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 28 de novembro de 2017

1864 - A despedida de um grande profissional do futebol

Terminada a partida contra o Botafogo na noite desta segunda-feira, com uma vitória por 2 x 0 no Allianz Parque, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2017, o jogador Zé Roberto recebeu o carinho e os abraços dos companheiros de clube e deu uma volta no gramado acenando e recebendo emocionado os aplausos dos torcedores palmeirenses. Ainda arremessou uma das chuteiras em direção à arquibancada do estádio, presenteando um torcedor apaixonado com seu filhinho no colo, causando enorme emoção em ambos. Antes do início da partida, Zé Roberto foi homenageado com a entrega, pelo presidente do Palmeiras, Maurício Galiotte, de uma placa de agradecimentos e de um quadro com a camisa nº 11. Foi a despedida do veterano jogador do estádio Allianz Parque. Há a possibilidade de que ele jogue a última partida defendendo o clube alviverde paulista na rodada final do Brasileirão 2017 no próximo domingo, contra o Atlético-PR, na Arena da Baixada.



José Roberto da Silva Júnior nasceu na cidade de São Paulo, aos 6 de julho de 1974. De origem humilde, iniciou a carreira de futebolista nas divisões inferiores do Pequeninos do Jóquey, onde estruturou sua formação, dos 7 aos 14 anos. Dali passou ao time da Portuguesa, onde se destacou grandemente atuando na lateral-esquerda, conquistando o Vice-Campeonato Brasileiro de 1996 e o troféu Bola de Prata da Revista Placar como o melhor atleta da posição.


Com tal performance, teve o passe comprado pelo poderoso Real Madrid no ano de 1997, recebendo a camisa de nº 21, que fora do astro Luis Enrique. Sem muitas oportunidades, foi emprestado ao Flamengo. Após a boa temporada em campos brasileiros, foi vendido pelo Real Madrid ao clube alemão do Bayer Leverkusen, onde atuou de 1998 a 2002. Dali saiu para o gigante Bayern de Munique, clube em que permaneceu até 2009 e onde conquistou quatro títulos da Bundesliga, quatro Copas da Alemanha e duas Copas da Liga Alemã. Entre 2006 e 2007 foi emprestado ao Santos, onde ganhou mais um título, o de Campeão Paulista. Em seguida foi negociado para o Hamburgo, onde permaneceu por dois anos. Em 2011 transferiu-se para o Oriente Médio para defender o clube Al-Gharafa no Catar. Lá foi Campeão da Copa do Emir. Retornou ao Brasil para defender o Grêmio entre 2012 e 2014, atuando não mais como lateral, mas como meio-campista, com a camisa de nº 10. Pelo bom desempenho, ganhou mais dois troféus Bola de Prata. Sem acordo, deixou o time gaúcho e se transferiu para o Palmeiras no final de 2014, transformando-se em um dos líderes da equipe, atuando por várias vezes como capitão. O Palmeiras passava por um período de declínio e muita turbulência e o jogador conseguiu despertar nos seus colegas de clube um sentimento de confiança e determinação para mudar a situação e devolver o clube aos tempos de glória. Com seus companheiros levou o time ao título da Copa do Brasil de 2015 sobre o Santos, sendo um dos que converteram a cobrança de pênalti na decisão. Na temporada seguinte ajudou e muito o Palmeiras na conquista do título do Campeonato Brasileiro 2016.





  
Com toda a sua qualidade técnica, tática e física, Zé Roberto foi convocado em várias oportunidades para defender a Seleção Brasileira, atuando como titular da lateral-esquerda na Copa do Mundo de 2006, na Alemanha, e ajudando a conquistar 2 Copas América e 2 Copas das Confederações. Na Copa do Mundo de 1998, fez parte do grupo, na reserva de Roberto Carlos, quando o Brasil ficou com o vice-campeonato na França.

Números da carreira de Zé Roberto:
1.077 jogos
10 clubes
119 gols marcados
19 títulos conquistados
85 jogos e 6 gols pela Seleção Brasileira




Zé Roberto encerra sua brilhante carreira aos 43 anos de idade, um extraordinário feito para um atleta profissional, ainda jogando em alto nível, com extrema competência e qualidade. Torna-se um espelho para todo o mundo de um profissional exemplar, digno, competente, talentoso, comprometido com os clubes por onde passou e determinado a cumprir suas obrigações com dedicação e respeito a colegas e adversários. Um ícone do esporte brasileiro. Vida longa e agradecimentos ao grande Zé Roberto pela sua brilhante trajetória!
Um grande abraço espinosense.  

1863 - Amor, acima de tudo

Através de uma postagem no Facebook da minha amiga Dolores Realina (a quem agradeço a dica) tive hoje a grata satisfação de ter acesso a um vídeo promocional da Globe Telecom, empresa de telecomunicações das Filipinas fundada em 1928.
O vídeo, baseado no espírito natalino que começa a aparecer com a chegada do mês de dezembro, mostra o louvável sentimento do amor de um senhor idoso para com um cãozinho perdido e a alegria que o reencontro com seus verdadeiros donos causa em todos. 
E esse encontro tão maravilhoso desemboca graciosamente em uma nova e coesa amizade entre os personagens, mostrando a todos nós que a paz, a coletividade e o amor é que devem ser primordiais em nossas vidas, não a intolerância, o individualismo e o ódio.
Emocionei-me ao assistir ao vídeo, com lágrimas escorrendo pelos olhos. Ainda mais agora que três pequenos cães Shih Tzu (Martin, Hunter e Nina) passaram a fazer parte da família. Enquanto conseguir me tocar com imagens e mensagens como essa, estarei com a consciência tranquila de me sentir profunda e plenamente um singelo ser humano de coração e alma.
Um grande abraço espinosense.