Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 2 de novembro de 2017

1851 - O Brasileirão dos goleiros

O futebol brasileiro sempre se destacou no cenário esportivo mundial pela incrível capacidade de gerar figuras geniais no trato com a bola. Craques espetaculares como Garrincha, Pelé, Didi, Ademir da Guia, Rivelino, Gérson, Tostão, Sócrates, Zico, Falcão, Reinaldo, Romário, Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho e Neymar, entre tantos outros, sempre despertaram a atenção do país e do mundo inteiro. Normalmente, na disputa dos campeonatos brasileiros de futebol, eram os jogadores de meio-campo e ataque que atraíam a atenção da mídia e dos torcedores, sobretudo pelos muitos gols assinalados contra os adversários. Mas neste ano de 2017, a situação parece estar um pouco diferente. Mesmo com bons atacantes balançando as redes nas várias rodadas da maior competição nacional, eis que, surpreendentemente nesta temporada, os goleiros estão ganhando espaço e se tornando o centro das atenções. Com atuações espetaculares e uma excelente performance na defesa das penalidades máximas, os arqueiros brasileiros (e um paraguaio), estão em destaque na mídia e na boca dos apaixonados pelo futebol.


Desde a primeira rodada do Campeonato Brasileiro deste ano de 2017, os goleiros tem apresentado um desempenho excepcional, com atuações impecáveis. Na mais recente rodada do campeonato, a 31ª, o goleiro da Ponte Preta, o Aranha, teve um desempenho digno de aplausos na partida em que sua equipe venceu o líder Corinthians, com intervenções espetaculares. E não só ele. O goleiro Wilson, do Coritiba, teve uma atuação estupenda contra o Sport Recife, defendendo até duas cobranças de pênaltis do atacante adversário Diego Souza. Outros também vem se sobressaindo positivamente com defesas dificílimas e arrojadas, mostrando ao mundo a imensa evolução na preparação de goleiros no país. Entre tantos, estão em ótima fase de desempenho os goleiros Fábio, do Cruzeiro; Victor, do Atlético; Vanderlei, do Santos; Cássio, do Corinthians; Gatito Fernández, do Botafogo; Jean, do Bahia; Marcos, do Atlético-GO; Wilson, do Coritiba. Nesta edição do Brasileirão por exemplo, os goleiros Victor e Gatito Fernández já defenderam quatro cobranças de pênaltis. Vanderlei e Wilson defenderam outras três cada. 
É nítida a evolução dos arqueiros brasileiros, fato a ser comemorado. Sempre tivemos grandes goleiros na história, tais como Taffarel, Leão, Gilmar, Raul, Manga etc, mas no geral a capacidade técnica não se igualava à da atualidade. Hoje quase todos os goleiros titulares (e até alguns reservas) dos clubes da Série A estão em um nível de altíssima qualidade, imagino que nunca antes visto na história, com desempenhos formidáveis. 

    
Já entre os cobradores de pênalti, o destaque fica por conta do atacante do Fluminense, o Henrique Dourado, que mantém um excepcional aproveitamento de 100% nas cobranças. Ele converteu em gol todas as sete batidas de pênalti que realizou neste Brasileirão. Outro destaque é o lateral-esquerdo Fábio Santos, que também mantém os 100% de aproveitamento em quatro cobranças certeiras a favor do Atlético.


O levantamento feito e disponibilizado abaixo, mostra alguns dados do campeonato, dos cobradores de pênaltis e o excelente desempenho dos goleiros durante as 31 primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro deste ano. Dos times mineiros, o goleiro do Cruzeiro, Fábio, ainda não realizou nenhuma defesa nas seis penalidades máximas marcadas contra seu clube, enquanto o atleticano Victor já defendeu quatro cobranças em oito pênaltis assinalados contra seu time. 
Um grande abraço espinosense. 

Pênaltis no Campeonato Brasileiro:
Ano  -  Marcados - Convertidos - Perdidos - Defendidos
2011 -       116                 85               31                  -
2012 -         88                 67               21                16
2013 -         80                 63               17                14
2014 -         81                 62               19                13
2015 -         93                 73               20                14
2016 -       103                 79               24                18
2017 -       104                 69               35                27