Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

1842 - Padre Henrique, um exemplo real do amor de Deus

A alma de Padre Henrique subiu aos céus hoje de manhã, por volta das 10 horas, após sua morte causada por uma Leucemia Meloide Aguda. O espanhol de 86 anos de idade, nascido em Pontevedra, na região de Galícia, em 25 de dezembro de 1930, chegou em Montes Claros no ano de 1965 para cumprir sua trajetória missionária de levar apoio espiritual e social aos desamparados do Norte de Minas. O abençoado sacerdote não poupou esforços na cidade para levar educação de qualidade aos jovens e adultos, bem como amparar e assistir aos jovens usuários de drogas.
Padre Henrique Munáiz Puig deixou a casa dos seus pais com 10 anos de idade, indo estudar em um colégio Jesuíta em Salamanca. Com 16 anos, entrou para a Companhia de Jesus, da Ordem dos Jesuítas, e tornou-se um seguidor do Apóstolo Santiago, mentor da ordem religiosa. Aos 24 anos, veio para o Brasil. Estudou no Colégio Anchieta, no Espírito Santo. Dali foi para Juiz de Fora. Logo em seguida foi para Belo Horizonte, onde estudou no Colégio Loyola. Mudou-se para a cidade de Leopoldo, no Rio Grande do Sul, onde se formou em Filosofia e Teologia. Logo depois de ser ordenado sacerdote, ele foi enviado para Ipatinga, em Minas Gerais, onde permaneceu pelo período de um ano. Em 1965, chegou a Montes Claros, onde trabalhou incansavelmente em prol do povo norte-mineiro, espalhando amor, educação e solidariedade. Sua presença bendita sempre foi percebida por toda a cidade, com mais ênfase nos bairros onde trabalhou, casos dos bairros Cintra, Carmelo e Vila Guilhermina.
Padre Henrique recebeu algumas homenagens ainda vivo, como as medalhas Ivan José Lopes, Medalha de Honra ao Mérito em Gestão "Antônio Lafetá Rebello", Medalha da Inconfidência na gestão do governador Aureliano Chaves, Medalha de Honra da Inconfidência na gestão do governador Antonio Anastasia e o título de Cidadão de Montes Claros na gestão do prefeito Moacir Lopes.  


Padre Henrique foi um incansável defensor do povo humilde e necessitado, sobretudo as crianças e jovens. São várias as suas obras. Fundou a Igreja de Nossa Senhora da Consolação, no Bairro Cintra; a Igreja de Santa Rita, no Bairro Santa Rita; a Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, no Bairro de Lourdes e a Igreja de Nossa Senhora de Fátima, no Bairro Delfino Magalhães. Colaborou com a fundação das ordens religiosas das Irmãs Carmelitas e das Irmãs Filhas de Jesus. Criou o Colégio São Luiz Gonzaga, no bairro Cintra, instituição que oferece educação do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, além do Projeto Nossa Senhora das Dores, que acolhe jovens com problemas com álcool e outras drogas. Outro projeto é o "Resgate pelo Esporte", que direciona os jovens para a prática de atividades físicas. Padre Henrique também criou o Centro Educacional Apóstolo Santiago, que oferece educação do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental.
Padre Henrique é um ser diferenciado, edificante, virtuoso, iluminado. Assim como São Francisco de Assis, abdicou dos bens materiais para se dedicar de corpo e alma aos seus ideais de paz, harmonia e cuidados com os desvalidos. Um louvável exemplo de ser humano, uma referência que deveríamos nos espelhar para tornar melhor este mundo tão injusto e violento.
Descanse em paz e com o sentimento pleno de missão cumprida, santo Henrique Munáiz Puig. O mundo, e Montes Claros em particular, perdem demasiadamente com a sua retirada do nosso convívio.
Um grande e consternado abraço espinosense.