Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 9 de outubro de 2017

1839 - É hora de ajudar as vítimas do ódio em Janaúba

Ainda estamos todos abalados, extremamente tristes e com os corações feridos com as consequências funestas da bestialidade humana que vitimou crianças e adultos da Creche Gente Inocente da cidade de Janaúba. A tragédia é tão desumana que custa a nós acreditar que isto possa realmente ter acontecido. Bate-nos no peito um sentimento de revolta, de impotência, de desalento com a raça humana, infelizmente com espécimes de mentes perturbadas capazes de tamanhas atrocidades.
É preciso reconhecer a valentia, o desprendimento, o amor e a solidariedade de inúmeros personagens que evitaram uma tragédia ainda maior. A professora Heley, que perdeu a vida; suas companheiras da creche; os cidadãos que ajudaram a apagar o fogo e a retirar as crianças do local; os profissionais da Saúde que trabalharam e trabalham para que outras crianças sobrevivam; outros personagens com atuação decisiva e destacada na atenuação dos estragos da catástrofe e tantos outros que ajudam com suas orações, serviços e doações.
A cidade de Espinosa também está enlutada e certamente estará presente na luta em prol das vítimas de Janaúba. A administração municipal cancelou a programação festiva do Dia das Crianças e em seu lugar irá realizar uma Ação Solidária na Praça Geraldo Ramos de Oliveira, a Praça da Meteorologia, na tarde da próxima quarta-feira, dia 11 de outubro, a partir das 17 horas. Serão arrecadados alimentos, brinquedos e materiais diversos para encaminhamento às vítimas da tragédia em Janaúba. Entre outras coisas, poderão ser doados quaisquer quantidades de água mineral, leite, brinquedos e fraldas geriátricas tamanho P.
Assim, apelamos para o elevado senso de solidariedade cristã dos espinosenses, sempre dispostos a ajudar a quem precisa, para que, cada um dentro das suas possibilidades, façam suas doações para os atingidos por este triste e terrível acontecimento. Vamos ajudar e que Deus os recompense!
Um grande e fraterno abraço espinosense.

 

1838 - Barreiras e suas belezas naturais

Adoro a cidade baiana de Barreiras, muito pelo seu Rio de Ondas e sua Cachoeira do Acaba Vida, duas maravilhas da Natureza. E ela tem muito mais atrativos. Fica um tanto distante de nós. 548 km para quem reside em Espinosa, 666 km para quem mora em Montes Claros. Dista 871 km da capital Salvador e está mais próxima da capital nacional Brasília, com 613 km. Mas vale a pena conhecê-la.
Barreiras está situada no extremo Oeste da Bahia, atualmente com uma população estimada pelo IBGE em 157.638 habitantes. A cidade é privilegiada em recursos hídricos, com o Rio Grande, principal afluente da margem esquerda do Rio São Francisco, passando cheio de curvas em sua área central. Próximo dali o maravilhoso Rio de Ondas propicia aos habitantes toda a sorte de lazer, com suas águas cristalinas, sua vegetação ribeirinha ainda preservada e as ondas que serpenteiam céleres por cima das muitas rochas, em um espetáculo gratuito e diário da força e beleza da Natureza.
A cidade de Barreiras é atualmente um poderoso polo regional de desenvolvimento, destacando-se em setores diferenciados da economia, como comércio, agronegócio, saúde, educação, serviços e construção civil. A ótima localização a torna o principal entroncamento rodoviário da região, com acesso direto a três rodovias federais, sendo elas a BR 020, a BR 135 e a BR 242. Possui o terceiro maior IDH do estado da Bahia, com média de 0,721, atrás apenas de Salvador e Lauro de Freitas. Tem como municípios fronteiriços as cidades de Luís Eduardo Magalhães, São Desidério, Cristópolis, Angical, Riachão das Neves e Formosa do Rio Preto (todas na Bahia), além de Novo Jardim e Ponte Alta do Bom Jesus (no Tocantins).     
Passei por lá no mês de agosto e estranhei o clima não tão quente naquela época do ano, tudo por conta dessa loucura atual do clima. Normalmente o calor é bastante forte na região, mas lá está o antídoto para essa situação desconfortável. Basta um mergulho no Rio de Ondas ou uma visita e contemplação à Cachoeira do Acaba Vida ou à Cachoeira do Redondo no Rio de Janeiro, prazeres que não tem preço.
Um grande abraço espinosense.