Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 12 de setembro de 2017

1823 - Barretos, a capital do rodeio

A cidade paulista de Barretos é hoje conhecida mundialmente por sediar a maior festa de peão da América Latina, um evento gigantesco de entretenimento direcionado aos amantes da vida sertaneja que reúne mais de 900 mil pessoas anualmente. A festa acontece há 62 anos, atualmente realizada no Parque do Peão, uma enorme estrutura de 2 milhões de metros quadrados que oferece ao público 40 mil vagas de estacionamento, 35 mil lugares sentados, conjunto de quatro telões de LED de 25 metros quadrados cada, cerca de 3 mil animais de competição, mil sanitários de alvenaria, posto de atendimento médico, farmácia, dois mini-shoppings, centro de atendimento ao turista, 96 telefones públicos, dois campings (um para casados, outro para solteiros) que contam com iluminação própria, ligações de energia, pias e seguranças e com capacidade para abrigar 15 mil pessoas, parque de diversões, feira comercial com 300 expositores, feira gastronômica e até um heliporto.
Mas nem sempre foi assim, esse gigantismo todo. Tudo começou em 1955, quando 20 jovens solteiros e bem sucedidos se reuniram e criaram o grupo "Os Independentes", com a ideia de promover festas com o tema sertanejo e arrecadar recursos para doação às entidades beneficentes locais. Logo no ano seguinte, 1956, eles promoveram a 1ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, ainda sem muita organização, realizada sob a lona de um circo velho no Recinto Paulo de Lima Correa. A partir daí, de acordo com o crescimento da festa, outros locais foram utilizados até que no ano de 1981 o presidente dos "Independentes", Daniel Bampa Neto, resolveu comprar um terreno de 40 alqueires fora da cidade para criar um espaço único para a realização da festa que só crescia em importância e participação popular. E foi o visionário presidente Mussa Callil Neto que fez-se tornar realidade, com projeto do renomado arquiteto Oscar Niemeyer, a estrutura atual do Parque do Peão.
Para contar um pouco dessa rica história, a Ambev, produtora da cerveja Brahma, produziu um documentário em parceria com a Vice Brasil, o filme "Barretos: Capital do Brasil", que foi lançado durante o evento deste ano, realizado em agosto. Vale a pena assistir, mesmo quem não gosta muito do universo sertanejo como eu.
Um grande abraço espinosense.