Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 31 de agosto de 2017

1819 - Pelas estradas da Bahia

Viajar, colocar-se em movimento, sair da rotina, andar por outras estradas por aí, sempre é e será muito recompensador, ainda mais se for pelas entranhas da encantadora e minha amada Bahia, tão cheia de mistérios, de peculiaridades e de gente da melhor qualidade. E assim aconteceu nesse mundo maluco de hoje, em que até no mês de agosto, em pleno Sertão, o frio ainda permanece, surpreendendo a todos com sua presença inusitada. É como profetizou Bob Dylan: as coisas estão mudando. E quanto!
Na vastidão das terras baianas há muito o que descobrir, basta prestar atenção nos detalhes espalhados pelas estradas e lugares. Algumas singularidades são perceptíveis a cada quilômetro. É o vistoso ipê amarelo se destacando e colorindo a paisagem cinzenta do Sertão. É o garotinho chutando a bola na porta da casa junto com os amiguinhos. É a estrada apertada construída dentre as rochas. São os sertanejos encarapitados perigosamente por cima da carga na caçamba da caminhonete, assim como os motociclistas que insistem em desafiar o perigo sem o uso do capacete, todos completamente foras da lei. São os bravos nordestinos que montam suas barraquinhas na beira da estrada oferecendo de tudo um pouco aos viajantes, desde réstias de alho até uma boa pinga da roça. São as dezenas de belas e gigantescas usinas de geração de energia eólica espalhadas pelo topo da serra. São as hilárias placas criadas e expostas com tamanho bom humor pelos sagazes baianos. É a gigantesca ponte de concreto que nos permite voar por cima do tão maravilhoso e maltratado Velho Chico. É o intenso movimentar de automóveis e carretas levando gente e mercadorias de lá pra cá e de cá pra lá. É a imensidão das fazendas e suas plantações de algodão e a produção de feno. É o diminuto e humilde circo armado na pequena localidade à beira da rodovia. É por fim, a cidade que era apenas um pequeno distrito de Barreiras chamado de Mimoso do Oeste e que, ao se transformar na cidade de Luís Eduardo Magalhães há apenas 17 anos, cresce em ritmo alucinante, gerando riquezas e esperanças de tempos melhores. E tudo isso é apenas um pedacinho só da incrível e bela Bahia.
E se a Bahia é a terra de grandes poetas e pensadores, por que não um pouco de poesia e ideias?
"Se as coisas são inatingíveis... ora!
Não é motivo para não querê-las...
Que tristes os caminhos, se não fora
A presença distante das estrelas!" (Mário Quintana)
"A imaginação é mais importante que o conhecimento. Conhecimento auxilia por fora, mas só o amor socorre por dentro. Conhecimento vem, mas a sabedoria tarda." (Albert Einstein)
Um grande abraço espinosense.