Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quarta-feira, 26 de julho de 2017

1803 - Formatura de Nívia Betânia

Se eu já fico feliz quando tomo ciência de um salto de conhecimento de algum conterrâneo meu, imagine quando este alguém é também integrante da minha família? Pois é, foi assim, com a alma repleta de alegria e contentamento que recebi o convite da formatura da minha sobrinha Nívia Betânia de Freitas Mota Magalhães. Betânia é filha de Alcides Corrêa da Mota e da minha irmã Joana D´Arc de Freitas Mota e está se formando em Letras/Português pela Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes, Campus de Espinosa. 
As minhas felicitações à minha querida sobrinha Betânia pela importante vitória e o desejo de que esta sua conquista lhe traga reconhecimento, felicidade e satisfação e que sua caminhada continue tendo como norte o respeito, a humildade, a honradez, a gentileza e a ética para com todos ao seu redor. 
Aos seus pais e demais familiares, em especial os irmãos, o esposo Luciano e a filhinha Ana Caroline, o compartilhamento da alegria por esse seu significativo triunfo na carreira.
Um grande abraço espinosense.

1802 - O eterno Luiz Gonzaga

O São João já passou e, como sempre no Sertão, foi motivo de muita festa, alegria e comemoração, com fogos de artifício, comidas típicas e muito som de zabumba, triângulo e sanfona. E como falar em sanfona sem falar de Luiz Gonzaga, o Lua, o Rei do Baião? E como citar Luiz Gonzaga e não citar uma de suas obras primas, a linda e significativa canção "Asa Branca"?
Pois é, a canção de Gonzagão e Humberto Teixeira lançada em 1947 e que acaba de completar seu 70º aniversário, tantas vezes regravada por relevantes nomes da música popular brasileira, casos de Dominguinhos, Nelson Gonçalves, Lulu Santos, Fagner, Elis Regina, Tom Zé, Maria Bethânia, Gilberto Gil, Hermeto Pascoal, Xangai, Zé Ramalho, Raul Seixas, Elba Ramalho, Caetano Veloso, Sivuca, Ney Matogrosso e até David Byrne, finalmente ganhou um videoclipe.   
Para comemorar esses 70 anos da canção que é um verdadeiro hino para o valoroso povo do Nordeste brasileiro, a Cervejaria Schin criou o projeto de fazer o primeiro clipe da carreira de Gonzagão. 
Para realizar o vídeo, foram usadas imagens inéditas do artista retiradas do acervo da TV Cultura, que aparecem projetadas na fachada da famosa Fazenda Araripe na cidade de Exu, no Pernambuco. Participaram das filmagens na cidade de Exu, terra natal de Luiz Gonzaga, cinquenta músicos na formação da orquestra de sanfonas, triângulos e zabumbas. As presenças mais ilustres são de Oswaldinho do Acordeon, parceiro e discípulo do Rei do Baião, e Joquinha Gonzaga, sobrinho do músico.
O primeiro videoclipe da carreira de Luiz Gonzaga pretende resgatar a tradição das festas juninas, especialmente do São João, uma das mais adoradas festas do Brasil, como também fazer uma grande homenagem ao artista pernambucano que se despediu de nós em 1989. As produtoras Zepelin Produtora Visual (vídeo) e a Brisa Som + Ideais tornaram realidade a ideia da agência New Style. E ficou sensacional, digna de elogios, assim como a longa e profícua carreira do eterno Rei do Baião.
Um grande abraço espinosense.