Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 13 de julho de 2017

1795 - It´s only Rock and Roll, but I like it

Hoje é o dia do Rock and Roll! Criado no final dos anos 40 nos Estados Unidos, o som que imortalizou a guitarra ganhou o mundo, muito pela inventividade de Chuck Berry e seus seguidores. Junção de vários estilos de música, o Rock não tem uma data ou um disco definido como o início de tudo. Vários artistas deram a sua contribuição para que este maravilhoso e vigoroso estilo musical ganhasse a paixão do povo e se espalhasse rapidamente pelo mundo, influenciando não só a música, como também a moda, a linguagem, os estilos de vida, as atitudes e a visão de mundo. Mas a canção "Rock Around the Clock", gravada por Bill Haley e Seus Cometas, parece ter sido o efeito desencadeador do êxtase que contagiou definitivamente a juventude para a batida frenética do Rock. A partir daí vieram ícones imortais como Elvis Presley, Carl Perkins, Jerry Lee Lewis, Fats Domino, Chuck Berry, Little Richard, The Beatles, Rolling Stones e milhares de outros artistas e bandas de todas as tendências espalhadas pelo mundo inteiro.      
E é hoje, dia 13 de julho, o dia em que se comemora, aqui no Brasil, o Dia Mundial do Rock. A data escolhida para a comemoração refere-se ao dia 13 de julho de 1985, quando o inesquecível festival beneficente Live Aid, realizado para arrecadar fundos para erradicar a fome na Etiópia, aconteceu em Londres e na Filadélfia, de forma simultânea. Durante o evento, o baterista e ex-líder do Genesis, meu ídolo Phil Collins, deu a ideia para que aquela data passasse a ser o dia mundial do Rock. Só mesmo o Brasil acatou a sugestão.



Sou completamente apaixonado pelo Rock and Roll. Não a ponto de me vestir como roqueiro, deixar crescer o cabelo pixaim ou tatuar caveiras pelo corpo magrelo. Mas adoro a música e a sua força para mudar para melhor o mundo e a cabeça das pessoas, levando mensagens de amor, harmonia e protesto contra a realidade vergonhosa, injusta e violenta que se apresenta à nossa frente desde sempre. Tenho minhas preferências, como todo mundo. Entre elas estão as tradicionais e indispensáveis figuras dos Beatles, Rolling Stones, Pink Floyd, Led Zeppelin, Queen, Neil Young e Bob Dylan. Também adoro Metallica, Nirvana, Oasis, Pearl Jam, U2, Coldplay, Red Hot Chili Peppers, Prince, The Police, Sting, Genesis, Phil Collins, Eric Clapton, Yes, Supertramp, Dire Straits, Elton John, Guns N´ Roses, Scorpions, Bon Jovi, Van Halen, Foo Fighters, Eric Clapton, Eagles, Radiohead, R. E. M., Bruce Springsteen, Michael Jackson, Jimi Hendrix, Bee Gees, Bread, Alabama Shakes, Mumford and Sons e mais um tanto, sem falar nos brazucas Raul Seixas, Rita Lee, Legião Urbana, Paralamas do Sucesso, Capital Inicial, Nenhum de Nós, Cazuza e Titãs.
Difícil mesmo seria escolher um vídeo de quaisquer desses monstros aí de cima para completar e ilustrar essa postagem sobre o universo do Rock. Então escolhi um vídeo bem legal e interessante sobre o assunto, mostrando de maneira divertida muitos dos astros roqueiros como se estivessem trocando opiniões e likes no Facebook, em uma fantástica viagem musical. Espero que gostem. E vida longa ao Rock!
Um grande abraço espinosense.