Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 10 de julho de 2017

1792 - Um espaço nobre para a boa música

Sempre afirmo ser a Internet uma das melhores invenções dos últimos tempos. Com a sua ampliação e popularização consideráveis, abriu-se um vasto espaço para a conquista de conhecimento e de entretenimento. Obviamente, as incríveis possibilidades ofertadas pela rede mundial de computadores não se restringem às coisas positivas, com o aproveitamento dessa fenomenal ferramenta também para disseminação de coisas malignas. As redes sociais então, se tornaram um território sem lei, onde a intolerância, a ignorância, a mentira e o ódio campeiam sem limite, lamentavelmente.
Mas assim é o mundo. Enquanto podemos encontrar gente da mais alta qualidade, pregando a paz e o amor e a convivência harmoniosa entre todos nós, seres humanos, existem alguns que, individualistas e tomados pelo egoísmo exacerbado, pensam somente em seus ganhos pessoais, sem se preocupar com a dignidade e a felicidade dos outros ao seu redor.


Nesse contexto de extremos, nada como ouvir uma boa música, coisa rara atualmente nos canais de TV e rádios do país. A boa notícia é que a Internet é uma vastíssima dimensão onde podemos nos deliciar com o que há de melhor da música no mundo.
Entre tantos ótimos canais de música, um me encantou profundamente. Trata-se do NPR Music, um projeto lançado em novembro de 2007 pela Rádio Pública Nacional, dos Estados Unidos, uma organização sem fins lucrativos, que apresenta uma programação com conteúdo essencialmente musical, dando oportunidade a artistas jovens ou consagrados de mostrar seu trabalho e seu talento. A programação oferece concertos ao vivo, notícias, sessões de estúdio, listas de músicas e entrevistas.
Um em especial, eu adoro. O programa NPR Music Tiny Desk Concert, disponível no You Tube, apresentado por Bob Boilen, atual anfitrião e o criador do show, recebe convidados das mais diversas variações artísticas, entre veteranos e estreantes, ícones e desconhecidos, para apresentações intimistas e descontraídas no seu escritório, sempre com altíssima qualidade musical.
Por ali já passaram verdadeiros ícones da música, como por exemplo Peter Frampton, Graham Nash, Death Cab For Cutie, Yusuf/Cat Stevens, Suzanne Vega, Robert Cray, John Legend, The Cranberries e até o nosso Rodrigo Amarante.
São performances extremamente intimistas, emocionantes, em uma ambiente completamente acolhedor, o que confere uma liberdade maior ao artista para mostrar a sua arte.
Não deixe de visitar o site no You Tube. Apenas digite NPR Music Tiny Desk Concert e você terá à sua inteira disposição dezenas de oportunidades de ampliar o seu horizonte musical.
Aprender, abrir os olhos, ampliar a visão, ganhar conhecimento, conhecer novos sons, novos artistas, descobrir o mundo é uma viagem. Você vai gostar, eu aposto.
Um grande abraço espinosense.