Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 26 de junho de 2017

1783 - 75 anos do mestre Gilberto Gil

Quem não conhece o Gil? Gilberto Passos Gil Moreira é aquele músico brasileiro de corpo e alma soteropolitanos que, com sua maestria musical, consegue juntar no seu caldeirão rítmico todas as boas vertentes do cancioneiro mundial, misturando Rock, Baião, Reggae, Samba e tudo de mais especial da sonoridade de todas as raças e recantos. Gil é do mundo e o som do mundo está na cabeça privilegiada de Gil. Daí, dessa usina inesgotável da divina e maravilhosa criação musical surgiram canções que embalaram e confortarão para sempre o meu coração despedaçado. Casos das minhas amadas "Quando Eu Quiser Falar Com Deus", "Super-Homem, a Canção", "Drão", "A Linha e o Linho", "Lamento Sertanejo" e tantas outras mais.


Hoje, 26 de junho, o mestre Gilberto Gil comemora seus 75 anos de caminhada, cheia de sensibilidade, amor e música. E ele, mesmo após alguns problemas de saúde, parece não ter esgotado o prazer de cantar e de se apresentar para o seu imenso público. Agora no segundo semestre de 2017, ele voltará aos palcos cantando ao lado da também baiana Gal Costa e do paulistano Nando Reis, com apresentações marcadas de agosto a dezembro pelas principais capitais brasileiras.
Vida longa, muita saúde e inspiração para que Gil continue a construir canções que toquem fundo o nosso coração e nos faça felizes.
Um grande abraço espinosense.






Depois de dançar um "Frevo Rasgado" dia de "Domingo no Parque", "A Novidade" é que "Eu Vim da Bahia", um "Esotérico" e "Simples Desejo" de criança. Lá deixei "Os Filhos de Gandhi" e o "Chiclete com Banana" nos "Barracos da Cidade" sem o menor "Chororô". Pensei: "Tenho Sede". E resolvi: "Vamos Fugir". "Abri a Porta" e resolvi "Andar Com Fé" "Bem Devagar" em um "Belo Dia", sem "Figura de Retórica" e "Feliz Por um Triz". "Me Diga, Moço" se "Hoje o Dia Nasceu Diferente" e se "O Mar de Copacabana" ainda abriga aquela "Pessoa Nefasta". "Pai e Mãe", farei uma "Oração" "Pela Internet" pois "Preciso Aprender a Só Ser" um "Punk da Periferia" "Quando Amanhecer" com um "Cálice" junto com "Toda Menina Baiana" "Todo Dia de Manhã". Dê "Um Abraço no João", pegue "Um Trem Para as Estrelas" e vamos dar uma "Volta ao Mundo". E vamos continuar com essa "Vontade de Amar" sob "A Existência do Sol", acender "A Fogueira" e viver "A Coisa Mais Linda que Existe" em meio "A Luz e a Escuridão" antes que chegue "A Morte". 
"Aquele Abraço", grande mestre Gilberto Gil!