Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 30 de maio de 2017

1762 - NÃO ao radicalismo, à violência, à intolerância e ao ódio!

Frequentemente somos abalados por acontecimentos terríveis, tragédias perpetradas em vários lugares do mundo por radicais religiosos que ceifam sem piedade dezenas de vidas inocentes. O mais recente desses completos absurdos ocorreu na cidade britânica de Manchester, onde um atentado terrorista tirou a vida de 22 pessoas, entre elas crianças e adolescentes, após um show da cantora norte-americana Ariana Grande no pavilhão Manchester Arena no dia 23 de maio, terça-feira. Como quase sempre acontece, o Estado Islâmico assumiu a responsabilidade pelo ataque. 
As reações a essas estúpidas ações não poderiam ser diferentes. Muita tristeza, muita indignação, muita revolta, muita raiva por tamanha insanidade. Entretanto, mesmo em meio a esse sentimento de enfurecimento temporal, naturalmente devido à tamanha insensatez desses agentes do mal, não devemos nos deixar contaminar pelo ódio e pela intolerância. De maneira alguma devemos perder a razão, nos tornar tão radicais e raivosos quanto eles e querer instituir a vingança a qualquer preço. A diferença é essa, simplesmente. Se nos igualarmos nas ações a esses seres desprezíveis, seremos tão repugnantes quanto eles. Isso serve também para nossas ações cotidianas.
Nós, seres humanos, abençoados pelo Criador com a capacidade única de poder pensar, devemos usar esse dom para espalhar a paz, a harmonia, o respeito, a empatia e o amor a todos os seres ao nosso redor.
No vídeo abaixo, o experimento social implementado em um lugar público de Manchester por um jovem que se apresentou como muçulmano, solicitando um abraço fraterno aos transeuntes pouco tempo depois do massacre na cidade, fez-me ir às lágrimas. Por mais que alguns muçulmanos sejam radicais a este ponto de defender suas ideias matando inocentes, há uma imensa maioria de pessoas comuns e pacíficas pelo mundo inteiro que não podem ser perseguidas injustamente pelo simples fato de seguirem o Alcorão. Isso também se aplica a todas as outras situações envolvendo pessoas de cores de pele diferentes, de origens diferentes, de classes sociais diferentes, de opções sexuais diferentes, de sexos diferentes, de opiniões políticas diferentes. A liberdade de pensamento deve ser respeitada e prevalecer sempre, em todo e qualquer lugar do mundo. Afinal de contas, nunca é demais repetir um ensinamento de quem passou por esse mundo espalhando paz e amor por todos os cantos: "Ame o próximo como a ti mesmo". 
Um grande abraço espinosense.