Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

domingo, 28 de maio de 2017

1761 - O REI em Montes Claros


A cidade de Montes Claros recebeu a visita, nesta sexta-feira, dia 26 de maio, de um dos maiores craques da história do futebol mundial, o centroavante José Reinaldo de Lima. Um dos maiores ídolos do Atlético veio à cidade fazer o lançamento do livro "Punho Cerrado - A História do Rei", ao lado do jovem Philipe Van Raemdonck Lima, seu filho e autor da obra biográfica. Na noite da sexta-feira, nas instalações do Shopping Montes Claros, eles participaram de um talk show comandado pelo jornalista Délio Pinheiro e em seguida de uma sessão de autógrafos na Livraria Nobel. Reinaldo e Philipe responderam a perguntas do apresentador, de jornalistas e torcedores presentes e logo após atenderam gentilmente os torcedores para autógrafos e fotografias.


A biografia de Reinaldo tem o prefácio assinado pelo jornalista atleticano Chico Pinheiro e conta a conturbada e curta carreira do craque, recheada de vitórias, conquistas, decepções e dramas causados pelas sérias contusões nos joelhos que infelizmente abreviaram a sua carreira. A maneira singular de comemorar os gols, com o braço levantado e o punho cerrado, como faziam os Panteras Negras, e que era também uma forma de protesto político contra a ditadura militar, dá nome ao livro.  


Aclamado pela apaixonada torcida do Atlético como o "Rei", o atacante nascido na cidade mineira de Ponte Nova em 11 de janeiro de 1957 (60 anos), chegou ao clube ainda adolescente e entrou definitivamente para a história do clube ao se tornar, com 255 gols marcados com a gloriosa camisa alvinegra, o seu maior artilheiro. Conquistou 8 títulos do Campeonato Mineiro (1976, 1978, 1979, 1980, 1981, 1982, 1983 e 1985). Foi peça de enorme destaque nas duas oportunidades do seu tempo em que o Atlético chegou à disputa do título do Campeonato Brasileiro, nos anos de 1977 e 1980. Em 1977 foi o artilheiro do certame, com expressivos 28 gols marcados e em 1980 calou mais de 200 mil flamenguistas com dois gols marcados no jogo final em que o Flamengo sagrou-se Campeão Brasileiro com a vitória de 3 x 2 sobre o Atlético no Maracanã completamente lotado. Defendendo a Seleção Brasileira, Reinaldo atuou em 37 partidas, marcando 14 gols. Um deles contra a Suécia, na disputa da Copa do Mundo de 1978, na Argentina.


Reinaldo, ou carinhosamente Rei, reinou sozinho como o maior ídolo da torcida atleticana de todos os tempos, até que o gênio da bola Ronaldinho Gaúcho também vestisse a camisa preta e branca e escrevesse o seu nome nesta história de glórias e paixão. Os dois talentosos jogadores hoje dividem o posto de maior ídolo da Massa Atleticana, mas sempre em paz, respeito e harmonia, sem divisões ou ciúmes. A torcida alvinegra das Gerais jamais deixará de cantar apaixonadamente por todo o sempre o verso que tantas vezes ecoou sacudindo o Mineirão e fazendo tremer os adversários: "Rei, Rei, Rei, Reinaldo é nosso Rei". O Rei é eterno em nossos corações.
Um grande abraço espinosense e atleticano.