Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 26 de maio de 2017

1760 - Espinosa em festa!

Espinosa está em festa, tanto na área esportiva quanto na área religiosa. Hoje à noite, sexta-feira, daqui a pouquinho, às 18:30h, haverá uma novena na Igreja do Espírito Santo. Logo após será celebrada a Santa Missa e logo em seguida haverá apresentação musical e barraquinhas com venda de comidas e bebidas em frente à igreja. A festa é pela comemoração da VII Festa do Divino Espírito Santo. 

Foto de Wagner Oliva
Já no domingo, dia 28 de maio, a festa será do futebol. Terão início os Campeonatos Amador e Veterano de Futebol. As competições são promovidas pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Esporte, Lazer, Turismo, Infância e Juventude, capitaneada pelo secretário Wagner Oliva.
Para iniciar a disputa esportiva, jogarão, a partir das 8 horas, as equipes do Ypiranga e do Guarani, pela categoria de veteranos. Logo após, por volta das 9 e meia, se enfrentarão, pela categoria de amadores, as equipes do Náutico e do Charco.
Na competição entre os veteranos, as partidas acontecerão aos sábados, às 17 horas, e aos domingos, às 9 horas da manhã. O regulamento estabelece o confronto de todos contra todos, com os quatro primeiros colocados se enfrentando nas semifinais (1º x 4º, 2º x 3º), com os vencedores disputando o título. Sete equipes brigarão pelo título de campeão. São elas:
- Araponga
- Bela Vista
- Guarani
- Minas
- Santana
- Tanque de Pedra
- Ypiranga
Já na categoria Amador, serão onze equipes na disputa, divididas em dois grupos. As partidas serão disputadas às quintas-feiras, às 18h30, com duas partidas no domingo, uma às 16 horas e outra logo em seguida, às 18 horas, sempre no Estádio Caldeirão. As equipes se enfrentarão dentro do mesmo grupo, com a classificação para as semifinais dos dois primeiros colocados de cada grupo. O primeiro de um grupo enfrentará o segundo do outro grupo e os vencedores farão a partida final.
Grupo A:
- Alambique
- Internacional
- Juventus
- Lagoa do Marroaz
- Las Vegas
- Várzea da Pedra

Grupo B:
- Charco
- La Bombonera
- Náutico
- Santana
- São Pedro



Parabéns aos organizadores das competições e muito boa sorte aos atletas participantes. E que todos lutem pelas vitórias com o sentimento de paz, harmonia e respeito aos árbitros, auxiliares, comissão organizadora, torcida e adversários. Gostaria muito de estar presente e até poder participar da competição, ao lado de grandes amigos da bola. Quem sabe em uma próxima oportunidade?
Um grande abraço espinosense.

1759 - Circuito Sertão Gastro Beer em Montes Claros

Está em andamento na cidade de Montes Claros o Circuito Sertão Gastro Beer. O festival de cultura, música e gastronomia acontece na cidade, na Praça dos Jatobás, entre os dias 24 (quarta-feira) e 28 de maio (domingo). No evento, por sinal muito bem organizado, são disponibilizados aos visitantes vários tipos de comidas típicas, cervejas, apresentações musicais e brinquedos para a criançada.


Estive ontem, quinta-feira, no evento e adorei as instalações e as atrações gastronômicas e musicais. A entrada é gratuita. Foram montadas barraquinhas para a venda de comidas e bebidas e até picolés podem ser comprados para a meninada. Tem de tudo: churros, pastéis, hambúrgueres, acarajés, salgados, bolos, doces, porções de carne de sol com mandioca, espetinhos de camarão e os indispensáveis arroz de pequi e feijão tropeiro. Tem também cervejas de várias marcas. 


E ontem, na parte musical, se apresentaram Flavin Ribeiro e logo em seguida Dioliver e sua banda. Infelizmente, devido à descarga da bateria da câmera, não consegui gravar nada da apresentação do Dioliver, na sua apresentação cheia de suingue e balanço, mas no vídeo vocês poderão ver um pouquinho da excelente apresentação do Flavin Ribeiro, com performances inspiradas de lindas canções da música brasileira criadas por grandes compositores como Belchior, Zé Ramalho, Caetano Veloso, Nando Reis, Herbert Vianna, Arnaldo Baptista e Rita Lee.


Se você estiver em Montes Claros, não deixe de comparecer à Praça dos Jatobás e usufruir deste evento. O local está muito agradável, limpo, organizado, bem iluminado, com policiamento, com banheiros químicos, com estacionamento e entrada gratuitos e um clima de harmonia e liberdade que fez com que muitas famílias levassem suas crianças para participar. Ainda dá tempo, pois o evento vai até o domingo. Leve roupa de frio, pois a temperatura está bem baixa à noite lá.
Confira a programação musical completa:
24 de maio - Quarta-feira - Monique César e Daniel
25 de maio - Quinta-feira - Flavin Ribeiro e Dioliver e Banda
26 de maio - Sexta-feira - Edu Lemos e Lucas e Eduardo
27 de maio - Sábado - Deborah Rosa e República Casanova
28 de maio - Domingo - Raparigas do Bonfim e Beu Viana 
Um grande abraço espinosense.


1758 - Galo em 1º na Libertadores

Terminada a fase de grupos na Copa Libertadores da América, o Atlético conquistou a melhor campanha entre todos os participantes, alcançando 13 pontos ganhos, com 4 vitórias, um empate, uma derrota e saldo de 11 gols. Com essa posição de primeiro colocado geral, o time mineiro conseguiu a vantagem de fazer sempre a segunda partida dos mata-matas em sua casa, no Independência ou no Mineirão, independentemente do adversário, até a grande final da competição. Os confrontos de agora em diante serão decididos por sorteio, o primeiro a ser realizado em 14 de junho pela Conmebol. O único brasileiro que pode entrar em colisão com o Atlético nesta fase das oitavas de final é o xará paranaense. O próximo confronto poderá ser ainda com o Barcelona, o The Strongest, o Emelec, o Jorge Wilstermann, o Nacional, o Guaraní e novamente com o Godoy Cruz, classificado em segundo lugar em seu grupo. 

Confira quais os times classificados em primeiro e segundo lugares:
Grupo 1 - Botafogo e Barcelona de Guayaquil
Grupo 2 - Santos e The Strongest
Grupo 3 - River Plate e Emelec
Grupo 4 - San Lorenzo e Atlético-PR
Grupo 5 - Palmeiras e Jorge Wilstermann
Grupo 6 - Atlético e Godoy Cruz
Grupo 7 - Lanús e Nacional-URU
Grupo 8 - Grêmio e Guaraní-PAR

São 6 equipes do Brasil, 4 da Argentina, 2 da Bolívia, 2 do Equador, 1 do Paraguai e 1 do Uruguai.  

Artilheiros da Libertadores até o momento:
Chumacero (The Strongest) - 8 gols
Fred (Atlético) - 6 gols
Cazares (Atlético) - 5 gols
Lucas Barrios (Grêmio) - 5 gols
Luan (Grêmio) - 5 gols
Matías Alonso (The Strongest) - 5 gols
Zampedri (Atlético Tucumán) - 5 gols


É claro que essa vantagem de sempre decidir em casa é muitíssimo importante para o Atlético. A força da torcida alvinegra é sempre um fator preponderante para as vitórias do time. Mas não se pode apostar sempre nesta vantagem, sob pena de ser surpreendido por um resultado catastrófico na primeira partida dos confrontos, o que levaria o time à eliminação. Toda atenção deve ser primordial na preparação dos jogadores para essas verdadeiras batalhas em campos hostis, tão características em jogos da Libertadores, onde nem sempre a qualidade técnica prevalece. 
Então é comemorar a classificação atleticana na primeira posição, torcer para que o time mantenha uma boa performance tanto na Copa do Brasil quanto no Campeonato Brasileiro, rezar para que nenhum atleta sofra contusões e tentar controlar a ansiedade até que aconteça o sorteio e saibamos o nosso adversário nas oitavas de final da Libertadores.
Um grande abraço espinosense.