Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quarta-feira, 3 de maio de 2017

1746 - A face linda de Brasília

Muita gente acha que a capital brasileira projetada por Lúcio Costa e construída por Juscelino Kubitschek nos anos 60, a cidade de Brasília, só existe para abrigar as centenas de políticos corruptos e canalhas que foram eleitos por nós e que infestam o Congresso Nacional, trabalhando muitas das vezes em desfavor do país e do povo brasileiro.
Negativo! Brasília é uma cidade linda, com arquitetura espetacular e recantos maravilhosos para apreciar. As criações de Oscar Niemeyer se destacam na paisagem. Lá estão o lindo prédio do Congresso Nacional, a Catedral, o Palácio da Alvorada, a Pira da Pátria, o Marco Brasília, a Torre de Televisão, o Memorial JK, o Palácio do Planalto, o prédio do Supremo Tribunal Federal, o Palácio da Justiça, o Teatro Nacional, o Memorial dos Povos Indígenas, o Setor Militar Urbano e a Catedral Rainha da Paz. E não fica por aí, outras atrações são o Palácio Itamaraty, a escultura Os Guerreiros, de Bruno Giorgi, a Ponte JK de autoria do arquiteto Alexandre Chan, a escultura A Justiça, de autoria de Alfredo Ceschiatti, o Lago Paranoá, a Biblioteca Nacional, o Espaço Lúcio Costa, o Museu Nacional, o Estádio Nacional (Mané Garrincha), a Torre de TV Digital, o Panteão da Pátria, o Museu de Valores do Banco Central do Brasil, o Pontão do Lago Sul, o Jardim Zoológico, o Planetário, a Ermida Dom Bosco, o Santuário Dom Bosco, o Templo da Boa Vontade, o Catetinho, o Parque da Cidade Sarah Kubitschek, a Chapada Imperial, o Jardim Botânico, o Parque Olhos D'água e o Pier 21. Se a grana estiver sobrando e você estiver disposto a gastá-la, que tal ir fazer compras no Park Shopping, no Outlet Premium Brasília ou ainda no badalado e chique Shopping Iguatemi onde poderá comprar peças da Louis Vuitton, Dolce e Gabbana, Burberry, Zara, Gucci, Tiffany e Co?



Agora, se você quer apenas descansar a cuca do estresse e dos problemas do cotidiano, que tal um passeio pelos parques da cidade? Há boas opções de lazer na capital federal. Uma delas é o Parque Nacional de Brasília, mais conhecido como "Água Mineral", unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza localizada no noroeste do Distrito Federal. O conhecido parque ecológico, com seus 42 mil hectares de extensão, foi criado em 29 de novembro de 1961 e oferece piscinas (Areal e Pedreira) abastecidas com águas das várias nascentes do local (Ribeirão Bananal, Ribeirão do Torto, Córrego Santa Maria, Córrego Três Barras e Córrego Tortinho), áreas para piquenique e trilhas ecológicas (da Capivara e do Cristal Água) onde é possível conhecer a fauna e a flora abundantes e diversificadas do local. Atualmente, são duas unidades funcionando lado a lado, a velha e a nova Água Mineral. O local fica na Estrada Parque Indústria e Abastecimento-Via Epia BR-040 – Setor Militar Urbano e funciona das 8 às 16 horas. diariamente. O local, que abrange os municípios de Sobradinho (DF), Brazlândia (DF), Brasília (DF) e Padre Bernardo (GO), é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBioNAC). O ingresso para acessar o parque custa R$ 26,00.














Outra excelente opção de lazer é o Parque Sarah Kubitschek, ou Parque da Cidade, como é conhecido atualmente. Quando inaugurado em 1978, recebeu o nome de Parque Rogério Pithon Farias, em homenagem ao filho do governador Elmo Serejo de Farias, que faleceu em um acidente de carro. O parque está imortalizado na canção "Eduardo e Mônica", de Renato Russo, nos versos em que "Se encontraram então no Parque da Cidade, a Mônica de moto e o Eduardo de camelo". Em 2001 uma praça do parque foi batizada de Praça Eduardo e Mônica.
O parque conta com 4,2 milhões de m², com projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer, projeto paisagístico de Burle Marx e o projeto de áreas urbanas a cargo de Lúcio Costa. Só para efeito de comparação, o Central Park, de Nova York, tem 3,4 milhões de m² e o Parque do Ibirapuera, de São Paulo, tem 1,6 milhões de m². Para a diversão da criançada, existe lá o Parque Ana Lídia, com balanços, gangorras e escorregadores, além do famoso foguete. O nome do local homenageia a pequena Ana Lídia Braga, assassinada aos 7 anos de idade após ser sequestrada na porta da escola, um triste caso de impunidade que chocou a população de Brasília à época da ditadura militar. 
O local fica aberto 24 horas por dia, tem entrada gratuita, recebe cerca de 3 mil visitantes por dia e oferece inúmeras opções para o lazer, tais como campo de futebol, quadras de vôlei de praia, espaço para corrida, patinação, ciclismo, quadras poliesportivas, kartódromo, centro de hipismo, parque de diversões, churrasqueiras, restaurantes, bares e pavilhão de exposições para feiras e shows diversos.









Então é isso. Brasília não respira apenas as jogadas políticas, quase sempre tramadas nos subterrâneos do poder com a falta de lisura que acompanhamos no dia a dia, mas também muitas possibilidades de agregar cultura e ter contato com a Natureza exuberante do cerrado do nosso planalto central do Brasil. 
Um grande abraço espinosense.