Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 11 de abril de 2017

1732 - As mágicas do Barcelona e do Dynamo

Quem acompanha futebol pelo mundo inteiro deve ter visto, pelo menos na TV, um acontecimento singular na história deste esporte, um dos mais amados do planeta. Em uma quarta-feira, dia 8 de março passado, o time do Barcelona entrou mais uma vez para a história do futebol, depois de uma façanha espetacular. A equipe catalã, formada por craques tão especiais como Lionel Messi, Andrés Iniesta e Neymar, conseguiu o que parecia impossível: reverter uma considerável vantagem da equipe francesa do Paris Saint-Germain conquistada na primeira partida das oitavas de final da Champions League.
No primeiro confronto, realizado em 14 de fevereiro no Estádio Parc des Princes, o PSG havia vencido por goleada o Barcelona por 4 x 0. Na partida de volta, disputada no Estádio Camp Nou, os jogadores do Barcelona fizeram o milagre de realizar uma virada histórica, certamente a maior da história da competição. Começaram marcando logo aos 3 minutos de jogo, com Luis Suárez. Layvin Kurzawa fez o segundo, contra, aos 40 minutos do primeiro tempo. Logo no início da segunda etapa, Messi converteu o pênalti sofrido por Neymar. 3 x 0 no placar, mas faltavam ainda dois gols. Mas aí veio o balde de água gelada jogado pelo PSG. O atacante Cavani diminuiu a vantagem catalã marcando seu gol aos 17 minutos. Este resultado favorável de 3 x 1 (mantido até os 42 minutos), não era suficiente para a classificação do Barcelona. Era preciso marcar mais três gols em menos de 8 minutos, um verdadeiro milagre. E ele veio, de forma sensacional. Aos 43 minutos, Neymar marcou um belo gol, cobrando falta. Aos 45, fez outro de pênalti, sofrido por Suárez. E no último minuto dos acréscimos, Neymar foi mais uma vez fundamental e deu a assistência para Sergi Roberto marcar e decretar a vitória do Barcelona pelo placar de 6 x 1, a classificação para as quartas de final da Champions League e um dos mais incríveis resultados da história do futebol.
Recentemente aconteceu a divulgação de um vídeo onde aparecem imagens de alguns jogadores do Barcelona sendo motivados pelo ilusionista inglês Dynamo (nascido Steven Frayne) em momentos anteriores à incrível proeza realizada. Realmente, a façanha desses jogadores teve muito de mágica.
Um grande abraço espinosense.