Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 6 de abril de 2017

1725 - 48 anos da Escola Municipal Pequeno Príncipe

Neste dia 30 de março, a Escola Municipal Pequeno Príncipe comemorou seus 48 anos de existência. Ela começou com o nome de Jardim de Infância Municipal Edith Gonçalves Silveira. Dona Edith, minha primeira professora, quanta saudade. Durante a administração do prefeito Paulo Caldeira da Cruz Campos, as irmãs Edite e Ederite Gonçalves Dias, com o apoio fundamental da primeira dama, Dona Maria Elça Alves Cruz, imaginaram e fizeram tornar-se realidade a escola. Com ajuda da Prefeitura na compra dos móveis e com ajuda financeira dos pais dos alunos, a escolinha iniciou seus trabalhos utilizando as instalações da Escola Estadual Joaquim de Freitas. Dona Edith era a diretora, Dona Ederite, a secretária e Dona Elcinha, a tesoureira. As professoras eram Marlene Ângelo Tolentino e Darcy Antunes Sepúlveda. A escola passou a funcionar, a partir de 6 de outubro de 1977, no prédio da Escola Municipal Professor José Monteiro Fonseca, onde hoje está a Escola Estadual Betânia Tolentino Silveira. Com a Lei n° 581/83, na gestão do prefeito Alvacy de Freitas, a escola passou a se chamar Escola Municipal Infantil Pequeno Príncipe e a ser administrada pela Secretaria de Educação da Prefeitura. Nesse período foi construído o seu prédio próprio, na Rua da Imprensa, bem no centro da cidade, na antiga "manga" de Seu Azemar Sepúlveda. Na administração do prefeito Florindo Silveira Filho, o Betão, a escola foi finalizada e passou a funcionar naquele endereço atendendo a alunos da educação infantil pré-escolar. No ano de 2001, na gestão do prefeito Lúcio Balieiro Gomes, a escola passou por grande reforma e ampliação das instalações. Em 2003, com a Lei n° 1250/2003, a Câmara Municipal de Espinosa reconheceu a escola como entidade pública municipal. No ano seguinte, 2004, ela foi autorizada a também oferecer à população o ensino das então 1ª a 4ª séries, hoje 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental, passando a se chamar Escola Municipal Pequeno Príncipe. Já em 2007, foi autorizada a operar a Educação de Jovens e Adultos.
Para comemorar os 48 anos de fundação da instituição de ensino, o diretor e os professores promoveram um momento cívico nas dependências da escola, com apresentações culturais dos alunos. As fotografias estão disponíveis abaixo. Agradeço a Nívia Betânia Freitas Mota por elas, já que as publiquei sem a devida permissão, mas certamente com sua posterior concordância, espero. 
Ao valoroso e extremamente competente e dedicado corpo docente da instituição Escola Municipal Pequeno Príncipe, desde a sua idealizadora Dona Edith até os atuais mestres e funcionários, o respeito, o reconhecimento pelo ótimo trabalho realizado e o agradecimento de toda a comunidade espinosense. 
Um grande abraço espinosense.














1724 - Formatura de Adriana

Quando você acha que, chegando o outono, não vai mais receber comunicações de formaturas de conterrâneos de Espinosa, eis que mais uma ótima notícia aparece. 
Acabo de ter conhecimento da formatura de mais uma jovem espinosense, a Adriana Fernandes Silva, filha de Waldereza Fernandes. Ela terminou o curso de Medicina na turma 2011 a 2016 da Universidade Vale do Rio Verde no final do ano passado, tornando-se mais uma médica oriunda de Espinosa a encher de orgulho não só os seus familiares e amigos, mas todos nós espinosenses. Ela já está trabalhando na capital mineira, Belo Horizonte, contratada pela Prefeitura Municipal.
À Waldereza e familiares, o reconhecimento pelo esforço e pela determinação em apoiar a filha nessa difícil caminhada dos estudos, mas graças a Deus resultando nessa grande vitória.
À Adriana, agora doutora, o desejo sincero de muito sucesso, realização na profissão e, mais do que tudo, aquele sentimento de prazer por poder cuidar das pessoas, sempre com muito carinho, generosidade, ética, respeito e humildade.
Que Deus esteja sempre por perto para protegê-la e a seus pacientes, iluminando a vida de todos!
Um grande abraço espinosense.