Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 17 de março de 2017

1709 - Emoções à vista no futebol

Estamos ainda no primeiro semestre do ano, mas o calendário esportivo já nos oferece boas opções de espetáculos nos campos de futebol. Vem logo adiante jogos que podem ser espetaculares, sejam na Europa quanto aqui nos gramados tupiniquins.

No Campeonato Mineiro a fase de classificação está entrando nos momentos decisivos, com o Atlético na liderança isolada, com 21 pontos ganhos e 100% de aproveitamento, após sete vitórias seguidas. O Cruzeiro vem em segundo, com 19 pontos, 6 vitórias e 1 empate. Caldense e América, com 11 pontos cada, fecham a zona de classificação. Faltam quatro rodadas para a fase semifinal. O Atlético ainda vai enfrentar Tricordiano, URT e Caldense, além do eterno rival Cruzeiro. O Cruzeiro terá pela frente, além do Atlético, os times do Tombense, Uberlândia e Democrata.


Na última quarta-feira, 15 de março, foram sorteados os confrontos da 4ª fase da Copa do Brasil. Serão cinco confrontos em jogos de ida e volta até que, na fase seguinte, já nas oitavas de final, mais onze equipes se juntem a eles na disputa do título da competição nacional. As partidas de ida acontecerão nos dias 05-04 ou 12-04, enquanto os jogos de volta serão realizados nos dias 12-04 ou 19-04. 
Os confrontos:
Sport x Joinville
Vitória x Asa ou Paraná
Goiás x Fluminense
Internacional x Corinthians 
São Paulo x Cruzeiro
Para os combates das oitavas, entrarão em cena os oito participantes da Libertadores 2017 (Atlético, Atlético-PR, Botafogo, Chapecoense, Flamengo, Grêmio, Palmeiras e Santos), o campeão da Copa do Nordeste de 2016 (Santa Cruz), o campeão da Copa Verde de 2016 (Paysandu) e o campeão da Série B de 2016 (Atlético-GO).


Já o Campeonato Brasileiro de 2017 tem a sua primeira rodada marcada para o dia 14 de maio, um domingo. Confira as partidas:
Avaí x Vitória
Bahia x Atlético-PR
Corinthians x Chapecoense
Coritiba x Atlético-GO
Cruzeiro x São Paulo
Flamengo x Atlético
Fluminense x Santos
Grêmio x Botafogo
Palmeiras x Vasco
Ponte Preta x Sport


Na Champions League o cardápio futebolístico parece que será extremamente apetitoso, pois teremos confrontos de gigantes do futebol europeu nas quartas de final, conforme sorteio da UEFA realizado na cidade de Nice, na França, nesta sexta-feira, 17 de março. Bayern de Munique versus Real Madrid, Juventus versus Barcelona, Atlético de Madrid versus Leicester e Borussia Dortmund versus Monaco serão os combates nos maravilhosos gramados europeus.    
Só para se ter uma ideia do peso desses gigantes do futebol mundial, nada menos que 23 títulos foram conquistados apenas por quatro desses times. O Real Madrid tem 11 títulos, o Bayern de Munique e o Bareclona tem 5 e o Juventus tem 2.

As datas dos confrontos:
11 de abril - Borussia Dortmund x Monaco
11 de abril - Juventus x Barcelona

12 de abril - Bayern de Munique x Real Madrid
12 de abril - Atlético de Madrid x Leicester

18 de abril - Real Madrid x Bayern de Munique
18 de abril - Leicester x Atlético de Madrid

19 de abril - Monaco x Borussia Dortmund
19 de abril - Barcelona x Juventus

A grande e esperada final da Champions League será realizada no dia 3 de junho, no Millennium Stadium, em Cardiff, País de Gales.
Que possamos nos extasiar com belos e emocionantes espetáculos do futebol.
Um grande abraço espinosense.


1708 - Às mulheres, o poder da igualdade de direitos

Teve início uma nova campanha da ONU Mulheres com o lema "Encontrar uma mulher no trabalho não deveria ser tão difícil". A mensagem a ser difundida é a conscientização mundial contra a desigualdade de gênero no mundo do trabalho, mormente na política, na tecnologia e na ciência. 
A campanha, da agência DDB Dubai e divulgada no Dia Internacional da Mulher no Egito, se espelha nas famosas imagens da série "Onde está Wally?" onde o personagem desaparecia em meio a centenas de outras pessoas retratadas em locais públicos. Nesta iniciativa a ideia é tentar localizar uma única mulher em um cenário preenchido completamente por espécimes do sexo masculino, em uma crítica firme e desconcertante sobre a atual condição feminina, bastante distante do sonho da igualdade de direitos no mundo inteiro.
Então que tal tentar encontrar a única mulher no meio de tantos homens? Isso não sem antes refletir e reconhecer a injustiça dessa situação em todo o mundo.
Um grande abraço espinosense.