Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 7 de março de 2017

1698 - Agora é pra valer!

Quarta-feira, 8 de março, é dia de iniciar a temporada de grandes emoções com o Atlético na disputa da 58ª edição da Copa Libertadores da América. Depois das fases prévias, que deixaram 15 times pelo caminho, eis que agora começa a fase de grupos, com a participação recorde de oito equipes brasileiras, uma delas o Atlético, campeão da competição em 2013, último ano em que um time brasileiro levantou a taça. Os outros times brasileiros na disputa são Atlético-PR, Botafogo, Chapecoense, Flamengo, Grêmio, Palmeiras e Santos. Dos outros países, participam tradicionais equipes como Estudiantes e San Lorenzo (Argentina), Atlético Nacional (Colômbia) e Nacional e Peñarol (Uruguai).
Na sua quinta participação consecutiva no torneio sul-americano, o Atlético caiu no grupo 6, ao lado do Godoy Cruz, da Argentina; Libertad, do Paraguai e do Sport Boys, da Bolívia. Está bem nítido que o Atlético foi generosamente beneficiado pela sorte no sorteio, pois os seus adversários são times medianos, sem qualquer tradição na competição. Coisa rara em se tratando de Atlético, que tem uma sina terrível de se dar muito mal neste tipo de sorteio de equipes. Mas mesmo com essa constatação óbvia de favoritismo, tendo em vista o ótimo elenco que possui, o Atlético não deve jamais se deixar levar pelo famoso "salto alto". Respeitar os adversários e jogar com firmeza, seriedade e dedicação tornam-se fundamentais para tentar a melhor campanha nesta fase e levar alguma vantagem nos próximos confrontos.
O que me preocupa nesta temporada é a inconsistência das atuações do time atleticano no Campeonato Mineiro, apesar da excelente campanha na competição estadual, com 18 pontos ganhos e 100% de aproveitamento, com seis vitórias seguidas. É aquela velha história, está ganhando mas não está convencendo. Na Libertadores, onde os confrontos são extremamente duros e competitivos, exigindo uma entrega maior dos jogadores durante todo o tempo, preocupa-me a alta média de idade dos nossos jogadores e a falta, no meio campo e no ataque, de jogadores que trabalhem coletivamente na marcação do adversário. A incerteza sobre a volta e aproveitamento do nosso Menino Maluquinho Luan, deixa-me bastante preocupado, pois ele é de fundamental importância para o equilíbrio da equipe. Outro motivo de dúvida é a diferença de qualidade técnica entre os titulares, de alto nível, e os suplentes, de nível bem mediano. 
Mas mesmo com todas essas dificuldades, vamos, como sempre, acreditar na nossa tradição e na garra dos nossos jogadores para tentar chegar às finais da competição, que nesta nova configuração do torneio, serão realizadas só no fim do ano, nos dias 22 e 29 de novembro. 
Então é nos preparar para aquele sofrimento, tensão e ansiedade característicos da torcida atleticana e soltar a paixão imensurável contida nos nossos corações para empurrar o time do Galo para as vitórias.
Um grande abraço espinosense. 


Do time campeão em 2013, continuam no clube apenas cinco jogadores: os goleiros Victor e Geovanni, o lateral-direito Marcos Rocha, o zagueiro Leonardo Silva e o atacante Luan.
Veja a lista completa dos jogadores do Galo inscritos para a disputa da Libertadores 2017:
Confira os 30 inscritos com sua respectiva numeração nas camisas:
1 - Victor
2 - Marcos Rocha
3 - Leonardo Silva
4 - Erazo
5 - Rafael Carioca
6 - Fábio Santos
7 - Robinho
8 - Elias
9 - Fred
10 - Cazares
11 - Otero
12 - Giovanni
13 - Rafael Moura
14 - Danilo
15 - Ralph
16 - Rodrigão
17 - Maicosuel
18 - Thalis
19 - Carlos César
20 - Leonan
21 - Adilson
22 - Carlos Eduardo
23 - Clayton
24 - Uilson
25 - Yago
26 - Felipe Santana
27 - Luan
28 - Jesiel
29 - Cleiton
30 - Gabriel