Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 25 de fevereiro de 2017

1689 - Homenagem a Lourival dos Santos Lopes no Carnaval de Espinosa

O Carnaval oficialmente só começa hoje, sábado, mas o batuque e a animação já se espalharam pelas ruas de Espinosa desde a sexta-feira. Na estrutura montada na Praça Antonino Neves, ontem à noite, foi realizado o desfile da Escola de Samba Lençóis do Rio Verde, sob o comando da Secretária de Cultura Rita de Cássia Gonçalves Lopes. O desfile contou com o vigor e a alegria da bateria de Gibão e Toninho da Galoucura e com a desenvoltura de pessoas da comunidade que formaram as alas de passistas vestidos com fantasias produzidas com materiais reciclados, sob o tema "Lixo Extraordinário". Um corpo de jurados formado pelos espinosenses Lauro Mendes, Cristina Muniz, Júnia Tanúsia, Leandra Neves e Eustáquio Tolentino julgaram, através de notas de 1 a 10, a beleza e a criatividade das alas da escola. O resultado do julgamento será divulgado na terça-feira.
A ideia dos atuais integrantes da pasta de cultura do município de Espinosa é trazer de volta ao Carnaval da cidade, o clima de paz, alegria, descontração e alegorias do passado. É dar espaço para a criatividade dos foliões nas fantasias, sejam adultos ou crianças, realizar premiações aos destaques e proporcionar a todos a possibilidade de participação ativa na festa, com músicas que atendam ao gosto de todas as camadas da população. O desfile de ontem foi apenas o começo do resgate dos velhos carnavais da cidade, que atraíam centenas de animados foliões de muitas cidades da região e até de pontos mais distantes do país. 
Um dos pontos mais elogiados e importantes do desfile da Escola de Samba Lençóis do Rio Verde na noite de ontem foi, indubitavelmente, a singela homenagem ao grande entusiasta do Carnaval, Lourival dos Santos Lopes, o saudoso Chupetinha, que já não está entre nós. Ele, por muitos anos, comandou a folia carnavalesca na cidade de Espinosa, com toda sua alegria, criatividade e dedicação, deixando saudades àqueles que participaram daquelas folias. Nada mais justo, portanto, esta homenagem. 
Espero que o Carnaval que hoje se inicia transcorra no melhor clima de paz e camaradagem, sem incidentes de violência, com toda a população espinosense se irmanando na alegria e na confraternização.
Um grande abraço espinosense.