Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

1651 - A fantástica Ilha de Socotra

Socotra é um pequeno arquipélago de quatro ilhas situadas no Oceano Índico, pertencentes ao Iêmen, onde a maior ilha, Socotra, representa 95% do território do arquipélago. As três ilhas menores do arquipélago são: Abd al Kuri, Samhah e Darsa.
Situada no Oceano Índico a 250 km da Somália e a 340 km do Iêmen, A Ilha de Socotra apresenta um clima muito quente e seco, um ambiente hostil mas com lindas praias de areia branca, cavernas de calcário e montanhas imponentes, onde a Natureza apresenta ao mundo a beleza de algumas variedades de plantas raras que ali se adequaram de forma extraordinária através dos anos. Até parece um outro mundo, tamanha a sua rica biodiversidade.
A ilha de Socotra mede 132 km de comprimento e 49,7 km de largura e abriga cerca de 800 espécies da flora e da fauna, cerca de um terço das quais não são encontradas em nenhum outro lugar do planeta.
Um das plantas mais impressionantes da Ilha de Socotra é a árvore chamada Sangue de Dragão (Dracaena cinnabari), que possui uma aparência um tanto estranha de guarda-chuva em forma de árvore. Outras plantas endêmicas incluem a árvore gigante suculenta Dorstenia gigas, o pepino árvore Dendrosicyos socotranus, o raro Socotran romã (Punica protopunica), Aloe perryi e Boswellia socotrana.  
A ilha foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como patrimônio mundial natural em julho de 2008. Nos últimos anos, a ilha passa por um ritmo veloz de desenvolvimento, com empreendimentos turísticos sendo implantados, com a construção de estradas pavimentadas e consequente aumento de veículos e de visitantes, o que preocupa e muito os ambientalistas. Realmente um lugar único e esplendoroso, que merece sim ser visitado, mas sem causar estragos no ecossistema e na beleza estupenda do lugar.
Um grande abraço espinosense.