Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 2 de dezembro de 2017

1869 - Dia Nacional do Samba

Hoje é comemorado o Dia Nacional do Samba. Mas que nada! Todo santo dia é dia de Samba, em qualquer lugar do mundo. Todo dia é dia de ouvir Cartola, Paulinho da Viola, Teresa Cristina, Nelson Sargento, Riachão, Noel Rosa, João Nogueira, Benito di Paula, Pixinguinha, Adoniran Barbosa, Nelson Cavaquinho, Zeca Pagodinho, Leci Brandão, Clara Nunes, Beth Carvalho, Dona Ivone Lara, Martinho da Vila, Vander Lee, Chico Buarque, Gilberto Gil, Caetano Veloso, João Gilberto e tantos outros artistas mais, que nos alegram com suas maravilhosas canções de Samba.
O Dia Nacional do Samba surgiu por iniciativa de um vereador baiano, o Sr. Luis Monteiro da Costa, que quis homenagear Ary Barroso, criador da famosa canção "Na Baixa do Sapateiro". O famoso compositor nunca havia posto os pés na Bahia e o vereador aproveitou a sua primeira visita à Boa Terra para propor a data de 2 de dezembro para homenagear o Samba. A data pegou e além de Salvador e Rio de Janeiro, onde as comemorações são mais intensas, espalhou-se pelo país inteiro.
Mesmo com a triste restrição de espaço nas rádios e nas TV, o bom e velho Samba resiste bravamente. Vida longa ao Samba!
São milhares de clássicos do Samba e é muito difícil escolher um único para mostrar a vocês aqui. Escolhi a eterna, genial e inconfundível Elis Regina cantando soberbamente um dos Sambas mais lindos já criados e que eu adoro fervorosamente. Espero que gostem.
Um grande abraço espinosense.

Folhas Secas
Nelson Cavaquinho

Quando eu piso em folhas secas
Caídas de uma mangueira
Penso na minha escola
E nos poetas da minha estação primeira

Não sei quantas vezes
Subi o morro cantando
Sempre o sol me queimando
E assim vou me acabando

Quando o tempo avisar
Que não posso mais cantar
Sei que vou sentir saudade
Ao lado do meu violão
Da minha mocidade


Nenhum comentário: