Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

1835 - Bingo, o Rei das Manhãs

É bem possível que muitos, ao ver o título do filme, se mostrem bastante desinteressados do seu conteúdo, pois afinal de contas, quem em sã consciência iria querer saber algo sobre um sujeito que trabalhava como o palhaço de um programinha infantil de televisão nos anos 80? Mas quem pensar assim, sem se interessar e se aprofundar na trama focada no filme, estará redondamente enganado. A história por trás desse personagem é muito rica em lições de vida.  
O filme "Bingo - O Rei das Manhãs", com duração de 113 minutos e classificação etária de 16 anos, em cartaz nos cinemas do país e indicado para entrar na lista dos concorrentes ao prêmio de melhor filme estrangeiro no Oscar 2018, é muito interessante. Para quem nunca ouviu falar da figura, Bingo (ou verdadeiramente o palhaço Bozo) foi um famoso personagem da TV americana trazido ao Brasil na década de 80. O filme conta a história do programa infantil que conseguiu, no pequeno canal do SBT de Sílvio Santos, bater a tão poderosa Vênus Platinada, ali travestida de Mundial, fato tornado possível pela atuação marcante e transgressora do ator Arlindo Barreto, interpretado de forma elogiável pelo Vladimir Brichta. Nas reviravoltas ocorridas na vida do primeiramente ator pornográfico, passando pela sua dificuldade em ganhar o papel e posteriormente com a fama e o sucesso estrondosos na pele do palhaço incógnito, o filme mostra os bastidores da TV, o mundo traiçoeiro do sucesso e as consequências da busca exacerbada da fama. O filho e pai carinhoso repentinamente torna-se um homem perdido em sessões de sexo e drogas, sem se preocupar com as consequências, um retrato notadamente comum entre integrantes do mundo artístico.  
O ator da vida real, Arlindo Tadeu Barreto Montanha de Andrade, nasceu em Ilhéus (Bahia) aos 19 de maio de 1953, filho da atriz e vedete Márcia de Windsor. Saiu do anonimato para o topo do sucesso na TV, mesmo sem poder ter a sua identidade conhecida do público, até se enfiar em uma espiral de loucura que só terminou com a luz advinda na descoberta da religião. Casou-se com a então produtora do programa Bozo, Elizabeth Locatelli, com quem teve dois filhos (Davi Gabriel e Stacy Lôyde), que se juntaram ao primeiro filho de relacionamento anterior (Diego Angelo). A relação amorosa se desfez após cerca de 30 anos de relacionamento. Atualmente o ator é pastor da Igreja Batista, levando sua história de vida e suas mensagens religiosas ainda fantasiado de palhaço.
Vale a pena deixar o conforto de casa e ir ao cinema assistir a este filme, uma boa surpresa do cinema nacional. A narrativa é bem legal, até um pouco pesada, mas muito verdadeira. Eu aposto que você não se arrependerá.
Um grande abraço espinosense.


Elenco de "Bingo - O Rei das Manhãs":

Augusto Mendes/Bingo (Vladimir Brichta)
Lúcia (Leandra Leal)
Vasconcelos (Augusto Madeira)
Martha Mendes (Ana Lúcia Torre)
Gabriel Mendes (Cauã Martins)
Peter Olsen (Soren Hellerup)
Gretchen (Emanuelle Araújo)
Angélica (Tainá Müller)
Direção: Daniel Rezende
Roteirista: Luiz Bolognesi


Nenhum comentário: