Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quarta-feira, 12 de julho de 2017

1794 - A impressionante espirituosidade brasileira

Caramba! Fazia tempo que não ria tanto assim. Hoje descobri um vídeo hilário publicado pelo meu amigo Roberto Lelis Stehling no Facebook, mostrando uma disputa de pênaltis em algum lugar na cidade de Macapá, capital do Amapá. A cena é completamente hilariante. Em um campo de terra batida como tantos outros em que já joguei bola na vida, as equipes do Cruzeiro de Repartição e do São Caetano de São Chico decidem a classificação para a fase seguinte da "Champions League" na disputa de pênaltis. E que disputa sensacional! Os cobradores foram vários: Cafuringa, Lourão, Gílson, Erivélton, Beiçola, Tóin de Adelaíde, Nego, Henrique, Édson, Isael, Francisco, Álisson, Denílson, Dildo, Baldo, Marcelo. A eficiência desses cobradores é que deixou a desejar, em contraponto ao desempenho espetacular dos goleiros Isael, do Cruzeiro, e Nego, do São Caetano.
Mas o que é extremamente engraçado é a atuação dos "profissionais" na narração da decisão nos pênaltis, com o espirituoso narrador não identificado e o competente comentarista Gonzales, "a fera, o maior de todos os tempos". Durante a narração, o locutor solta pérolas como essas: "Juizão Dudu, ele que é muito jovem e está nascendo cabelo agora";  "O juizão que não sabe ler";  "Sentar o sapato na branquela"; "O Gonzales, que já bateram 112 pênaltis nele numa única partida e ele defendeu todos os 111"; "A fera Henrique, ele que tem um histórico muito bom de errar pênalti"; "Já chegamos a 9 minutos de penalidades aqui na Champions League, tá mais longo que o jogo"; Respirou fundo, tirou as remelas do olhos"; "A torcida tá pedindo a moeda, Gonzales"; "Se perder, vai vender coentro"; até finalizar com "TV Sem Cultura, onde o futuro é morte. Até nunca!"
Simplesmente sensacional, um retrato fiel da nossa realidade esportiva e da imensa criatividade e bom humor desse nosso maravilhoso povo brasileiro. Isso sim é Brasil!
Um grande abraço espinosense.


Nenhum comentário: