Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 24 de abril de 2017

1740 - E Jerry Adriani se foi

Tenho quase absoluta certeza de que você não tinha jamais ouvido falar de um tal de Jair Alves de Sousa, cidadão brasileiro nascido no Brás, em São Paulo, aos 29 de janeiro de 1947. Mas a partir da sua morte ocorrida ontem, aos 70 anos de idade, muitos passarão a saber quem ele era. O Jair era ninguém menos que o famoso Jerry Adriani, cantor, ator e apresentador de TV. 
Jerry iniciou sua carreira como vocalista da banda "Os Rebeldes" na TV Tupi de São Paulo. Em 1964, com apenas 17 anos, lançou os seus dois primeiros discos, "Italianíssimo" e "Credi a Me", ambos cantados em italiano. Um ano depois, mais um LP lançado, desta vez cantando em português: "Um Grande Amor". Entre dezenas de discos gravados, cerca de 30, alguns se destacam. No de 1990, "Elvis Vive", ele interpretou, em versões, os maiores sucessos de Elvis Presley, seu grande ídolo. Outro disco, o que mais vendeu cópias desde a Jovem Guarda, quando ele havia feito enorme sucesso, foi o "Forza Sempre", de 1999, onde ele interpretou os maiores sucessos da Legião Urbana, em versões em italiano. Seu último trabalho foi o DVD "O Outro Jerry Adriani".


Em carreira paralela, tornou-se apresentador de televisão no programa "Excelsior a Go Go", na antiga TV Excelsior de São Paulo, passando posteriormente para a TV Tupi de São Paulo, onde apresentou o programa "A Grande Parada". Como ator, participou de três filmes e atuou também em novela e fez participações em programas de humor.

George Harrison e Jerry Adriani nos anos 60
Não que eu fosse grande admirador de Jerry Adriani, mas sempre respeitei o seu trabalho, sobretudo na música. Tive a oportunidade de assistir em praça pública um show seu em Espinosa, com predominância no repertório de músicas roqueiras e achei bem legal. Ele possuía uma ótima voz e cantava muito bem. Muitos brasileiros o tinham como ídolo, desde o seu incrível sucesso cantando músicas românticas na época da Jovem Guarda. Interessante é que uma de suas mais conhecidas gravações, a música "Doce Doce Amor", é de autoria do seu grande amigo e compadre Raul Seixas, que produziu alguns de seus discos. Pouca gente sabe que Raulzito não compôs apenas rocks, mas também boleros e músicas românticas nos anos 70, antes de se destacar como o roqueiro mais maluco e porreta do país.


Que descanse em paz, Jerry Adriani. Um artista íntegro, de uma carreira longeva, com bastante carisma, admirado por todos e de muita humildade, explicitada na sua bela frase: "O público é o grande juiz do artista, artista sem público não existe". Exato, na mosca!
Um grande abraço espinosense.

   

Nenhum comentário: