Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 17 de abril de 2017

1735 - O resgate do Baltic Ace

O  nosso mundo, apesar de tantas ações e invenções terríveis perpetradas pelo bicho homem, é um palco absolutamente fascinante. A mente humana é capaz de realizar coisas difíceis de acreditar. Quando a gente vê aviões enormes voando pelos céus ou navios gigantescos navegando pelos mares é que a gente se dá conta realmente do poder de criação da mente humana. O mundo nunca deixa de me surpreender, seja positivamente, com a ampliação e esses avanços vertiginosos da tecnologia, como negativamente, com as barbáries cometidas pelo mundo, como atualmente ocorre na Síria.
Mas os grandes feitos humanos precisam ser comemorados. Vejam por exemplo essa história sensacional de um resgate de um navio afundado na costa holandesa, contendo cerca de 1400 automóveis em seus porões de carga. O MV Baltic Ace afundou em menos de 15 minutos na rota entre a Bélgica e a Finlândia, a apenas 50 milhas náuticas de Roterdã, o maior porto da Europa. O acidente ocorreu após uma violenta colisão com um navio de contêineres, o Corvus J, em 5 de dezembro de 2012. O Baltic Ace transportava 1.417 carros da marca Mitsubishi e 540 mil litros de óleo a bordo. Infelizmente, 21 dos 34 tripulantes do Baltic Ace perderam as vidas no acidente. No Corvus J, que teve algumas pequenas avarias, todos os 12 marinheiros sobreviveram.



Para realizar a difícil operação de resgate e limpar o leito do mar em uma das mais movimentadas rotas marítimas do mundo, a Noord Hinder, foram gastos nada menos que 73 milhões de dólares, pagos às empresas Boskalis e Mammoet Salvage. O gigantesco trabalho iniciou-se em maio e foi completado com êxito em outubro de 2015. Foram retiradas 13 mil toneladas de metal da embarcação, que foi cortada em oito pedaços para a facilitação da retirada do material pelas poderosas máquinas. Foram utilizados mais de 18 navios e cerca de 150 pessoas na operação. Um verdadeiro sucesso!
Um grande abraço espinosense.


Nenhum comentário: