Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 17 de abril de 2017

1734 - A magia musical de Ana Vidović

Olhando essa menina tocar violão, a gente parece se sentir flutuando, navegando pelo espaço, sobre as nuvens, tamanha a sua delicadeza e destreza com os dedos sobre as cordas do instrumento. Às vezes suavemente, outras de forma vigorosa, seus dedos correm mágicos pelas cordas extraindo sons de extrema formosura, que afagam plenamente a alma.  
Esta é Ana Vidović, uma virtuose no violão, nascida aos 8 de novembro de 1980 em Karlovac, próximo de Zagreb, na Croácia. Inspirada pelo irmão Viktor, começou a estudar violão clássico aos 5 anos de idade e aos 7 já fazia a sua primeira apresentação pública. Com 11 anos passou a fazer apresentações internacionais e aos 13 tornou-se a mais jovem estudante na Academia Nacional de Música de Zagreb, sob os cuidados do mestre István Römer. Sua respeitada reputação na Europa rendeu-lhe um convite para estudar com Manuel Barrueco no Peabody Conservatory na cidade de Baltimore, nos Estados Unidos, onde ela se formou em 2005.

  
A artista já realizou recitais em várias cidades do mundo, entre elas Londres, Paris, Viena, Salzburgo, Roma, Budapeste, Varsóvia, Tel Aviv, Oslo, Copenhague, Toronto, Baltimore, San Francisco, Knoxville, Houston, Austin, Dallas, St. Louis e Jacarta. Por conta do seu incrível talento, foi premiada em várias competições pelo mundo, como o Concurso Internacional Albert Augustine em Bath, Inglaterra; a competição Fernando Sor em Roma, Itália; e o concurso Francisco Tárrega em Benicasim, Espanha. Outros prêmios importantes incluem o Concurso da Eurovisão para Jovens Artistas; o Concurso Mauro Giuliani, na Itália; o Printemps de la Guitare, na Bélgica e o Young Concert Artists International Auditions em Nova York. 
Para conferir a sua virtuosidade com o violão nas mãos, veja os vídeos abaixo.
Um grande abraço espinosense.






Nenhum comentário: