Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

1654 - Espinosa precisa de nós todos!

Ano novo, vida nova! Será mesmo? A verdade nua e crua é que pouca coisa muda na nossa vida só porque terminou mais um ano no calendário e começou outro. É certo que a passagem de um ano para outro traz algumas poucas mudanças, sobretudo neste ano em que tomou posse nova administração na nossa cidade. Fora isso e poucas outras coisas, tudo indica que o statu quo vá permanecer inalterado no mundo, com muita briga pelo poder e matanças sem a menor piedade. Continuaremos seres humanos dependentes e frágeis, sendo enganados e manipulados pelos poderosos e a desigualdade social irá cada dia mais se intensificar, gerando mais injustiça, ódio e fome. Uma tristeza!
Mas a esperança se renova constantemente. Jamais podemos perdê-la. Como não acreditar no futuro quando você se depara com a linda imagem abaixo, captada no centro de Espinosa? Um garotinho protegendo um gatinho perdido nos trilhos da estrada de ferro emocionou-me profundamente. Tive a felicidade de registrar a cena e espero que sirva para que possamos refletir profundamente sobre a vida e sobre a necessidade de espalharmos amor pelo mundo.   


Bem, vamos falar do nosso Sertão em particular. Em Espinosa tivemos a posse do prefeito Mílton Barbosa, do vice-prefeito Nílson Faber, dos vereadores e dos integrantes da equipe que trabalhará na administração da cidade nos próximos quatro anos. Em meio a tantos problemas em que eles terão de apresentar soluções o mais rapidamente possível, fica a pergunta. Eles conseguirão sozinhos resolver todas as nossas necessidades ou é imprescindível que nós, cidadãos espinosenses, façamos a nossa parte, contribuindo com a cidade e dando a nossa colaboração pessoal e coletiva?
Parece-me que passou da hora de todos nós nos unirmos em favor da nossa terra. Muitos de nós temos belo discurso de amor à terra, mas na realidade pouco se doa em prol da cidade. Então, conterrâneos, chegou o momento de demonstrar o nosso amor por Espinosa. Vamos juntos, no dia a dia, mudar atitudes e realizar ações que, mesmo pequenas e simples, possam facilitar o trabalho da administração municipal na tarefa de fazer da nossa cidade um lugar mais limpo, mais gentil, mais desenvolvido, mais ético e muito mais gostoso de se viver.


Isso não quer dizer que não tenhamos de cobrar trabalho, retidão e ética dos nossos governantes e demais funcionários da prefeitura. Nada disso! Que sejamos apenas compreensivos e justos com as possibilidades de atendimento das nossas reivindicações. E que a transparência seja a prática corrente da gestão municipal. Tocando neste ponto, o da transparência e que é fundamental, quero aqui informá-los que o meu filho Renato está trabalhando no Hospital Risoleta Neves, ainda sem contrato firmado. Reivindicamos ao prefeito Mílton Barbosa que, se houvesse vaga em algum PSF, que ele, meu filho, estava disponível e à procura de um emprego. Como resposta, tivemos a informação de que as vagas dos PSF estavam preenchidas, sobrando ainda vagas no Hospital. E que havia vagas para o plantão do réveillon, naquele momento sem interesse de nenhum profissional. Convidado, Renato aceitou e ainda preencheu a outra vaga do plantão com uma amiga de Montes Claros, sua colega de graduação Kamilla. Ele assumiu a vaga existente no Hospital Risoleta Neves e encontra-se trabalhando atualmente, ainda sem a confirmação de permanência futura. Se der certo, ótimo. Se não, ficará o agradecimento sincero ao prefeito Mílton pela oportunidade. Tais informações se fazem necessárias para impedir fofocas e mal entendidos, infelizmente muito comuns em Espinosa.


Mas o que interessa mesmo é, não o que Espinosa pode fazer por nós e sim o que nós podemos fazer por Espinosa, afinal de contas a cidade é a nossa casa e dela devemos cuidar com muito carinho. Antes de ficar reclamando de tudo, criticando tudo, vamos fazer a nossa parte e contribuir com ações mínimas e efetivas para melhorar a nossa terra.
Então, que tal...
  • Se nós tratarmos com cuidado do patrimônio público, sem vandalismo de qualquer tipo, sem quebra de lâmpadas das praças e das ruas?
  • Se nós cuidarmos dos postes e placas de sinalização, sem destruí-los?
  • Se nós evitarmos pichações nos prédios públicos (e privados), destruição dos jardins e das cadeiras e abrigos das praças e ruas?
  • Se nós não jogarmos mais lixo nas ruas, acondicionando-o adequadamente e o colocando nos passeios apenas nos horários de coleta informados pela prefeitura?
  • Se nós não deixarmos material de construção e entulhos nas calçadas?
  • Se nós não deixarmos de murar e capinar nossos lotes vagos?
  • Se nós recolhermos o lixo produzido quando de nossos piqueniques e farras nos rios da cidade?
  • Se nós zelarmos pela observância da lei do silêncio, deixando de fazer barulho após o horário determinado, contribuindo para a paz dos outros moradores, sobretudo os idosos e doentes?
  • Se nós cuidarmos dos nossos rios, jamais os poluindo com lixo e detritos?
  • Se nós respeitarmos os nossos vizinhos e conterrâneos, mesmo adversários políticos, apreciadores de outro time ou outra religião, ou ainda de outra orientação sexual, tratando a todos com gentileza e respeito?
  • Se nós obedecermos a sinalização de trânsito?
  • Se nós não surrupiarmos merenda, material escolar, lixeiras e plantas, entre outras coisas, da prefeitura?
  • Se nós apoiarmos as decisões tomadas em prol do município ou de outra região ou comunidade, mesmo que não nos contemple em algum momento?
  • Se nós, ao invés de ficarmos vociferando impropérios contra a administração, nos apresentar com possíveis soluções para as demandas coletivas da comunidade?
  • Se nós ajudarmos a melhorar o clima e a aparência da cidade, plantando ou cuidando de árvores plantadas perto de casa e ainda cuidando dos nossos passeios e arredores das nossas casas, fazendo a varreção e a capina?
  • Se nós fiscalizarmos as ações dos funcionários municipais, denunciando eventuais maus tratos à população, ações de corrupção e desvio de recursos?
  • Se os servidores públicos municipais sejam eficientes, pontuais, gentis e competentes, tratando a população com toda a cordialidade, presteza e respeito?
  • Se os servidores públicos municipais tratarem com o maior cuidado as ferramentas, os veículos e demais patrimônios da prefeitura?
  • Se nós, cidadãos espinosenses, pagarmos em dia as nossas obrigações para com o município, tais como taxas, IPTU, ISS, IPVA etc?
  • Se nós participarmos das reuniões da Câmara Municipal, dando opiniões, apoiando as boas ideias e protestando civilizadamente contra os atos equivocados dos vereadores?  
  • Se nós lutarmos juntos pela Democracia e pela justiça social de todo o nosso povo?
Se você realmente ama Espinosa, faça a sua parte e passe essa campanha adiante. Vamos construir juntos a cidade dos nossos sonhos.
Um grande abraço espinosense.


O vídeo abaixo mostra imagens de como anda abandonada a nossa cidade, com muitos buracos nas ruas, pichações em prédios públicos, lixo nas ruas, instalações públicas vandalizadas, muito mato nos canteiros, veículos completamente destruídos, enfim, necessitando de muitos cuidados. E para compensar as más notícias, imagens da retomada das obras da ETE. Vamos mudar Espinosa, para melhor! Todos juntos! Eu acredito!


Nenhum comentário: