Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

1652 - Você já ouviu falar em MDF?

Conhecimento nunca será demais, em qualquer área. Mesmo que jamais você necessite usá-lo em proveito próprio ou de outrem. Só o fato de saber do que se trata, já vale muito a pena. 
Na sua casa você certamente terá em algum móvel o MDF como parte da estrutura. E o que é isso mesmo? Trata-se das iniciais do termo inglês Medium Density Fiberboard, ou chapa de fibra de madeira de média densidade. O MDF é um material plano e uniforme fabricado através da aglutinação de fibras de madeira com resinas sintéticas e outros aditivos, utilizado em larga escala na fabricação de móveis, onde pode ser usado na substituição da madeira, com várias possibilidades de aplicações. Para ser criado, procede-se  inicialmente a uma desfibração da madeira, passando a várias etapas de um longo processo, atualmente completamente mecanizado, resultando em um material de extrema beleza, durabilidade e qualidade. Por ser bem uniforme, pode ser cortado de diversas formas e ângulos, sem comprometimento da sua superfície, o que propicia ótimo acabamento e beleza no design.
É frequentemente usado como componente de móveis, em geral em partes que requerem montagem, como componentes frontais, internos e laterais, fundos de gaveta, como também em tampos de mesa e caixas de som. Pode ainda ser utilizado, na construção civil, como pisos finos, rodapés, almofadas de portas, divisórias, portas usinadas, batentes, balaústres e peças torneadas. 
O pinus, oriundo de grandes plantios florestais, é a matéria-prima utilizada pelas fábricas de MDF. O MDF começou a ser produzido nos Estados Unidos no início dos anos 60, chegando à Europa nos anos 70. No Brasil, a produção teve início em 1994. Veja mais informações no vídeo abaixo.
Um grande abraço espinosense.


 

Nenhum comentário: