Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

1635 - O futuro já chegou

A tecnologia não para de nos surpreender. Como não se impressionar com a possibilidade de poder contar, por exemplo, com milhares de músicas acondicionadas em um minúsculo dispositivo chamado de pen drive? Imagine a nossa dificuldade em tempos não tão remotos assim, quando podíamos gravar pouco mais de 20 músicas em uma fita cassete? 
Como não se entusiasmar com a possibilidade de tirar centenas e mais centenas de fotografias, de alta qualidade, sem precisar de nenhum filme fotográfico a ser revelado? Só de lembrar que tínhamos apenas direito a umas 36 fotografias, no máximo, por filme, que nem sempre resultavam em imagens sequer aceitáveis, atualmente é motivo de piada. 
E isso é só um pouquinho das milhões de novas possibilidades que a tecnologia nos traz a cada dia.
Um exemplo do que ainda está por vir, e rápido, pode ser visualizado neste vídeo abaixo liberado há pouco no You Tube pela gigante loja on-line americana Amazon. Trata-se de uma nova tendência em compras presenciais, com a inauguração prevista para o início do ano que vem, de uma loja da Amazon em Seattle, nos EUA. O cliente, de posse apenas do seu smartphone, entra na loja, sendo imediatamente identificado por sensores eletrônicos e pode começar a fazer as suas compras. Os produtos retirados das prateleiras são automaticamente, através de sensores especiais, introduzidos na sua conta do cartão de crédito, sem a necessidade de participação de qualquer funcionário ou enfrentamento de filas. Se desistir da compra, basta devolver o produto à prateleira e o valor é removido. Ao sair da loja, sua presença também é registrada e suas compras também o são na fatura do cartão. Simples, rápido e impressionantemente tecnológico. A única desvantagem é a destruição de empregos. O que mais nos reservará o futuro?
Um grande abraço espinosense.