Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

1614 - O combate ao câncer de mama e o brilhante trabalho do Dr. Gessandro Fernandes

Termina o mês de outubro, o chamado "Outubro Rosa", tempo dedicado pela comunidade médica ao combate e à divulgação de informações sobre o câncer de mama. É hora de reforçar o apelo às mulheres para que se cuidem e possam se prevenir contra esse terrível malefício. É urgente que as mulheres se informem melhor sobre a doença, se conscientizem das suas consequências e de que maneira elas podem evitar a sua ocorrência. Para tanto é imprescindível o diagnóstico precoce.

Eis algumas informações importantes sobre o câncer de mama encontradas no site inca.gov.br.

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos.
Para o Brasil, em 2016, são esperados 57.960 casos novos de câncer de mama. Tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Especificamente no Brasil, esse percentual é um pouco mais elevado e chega a 28,1%. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, esse tipo de câncer é o mais frequente nas mulheres das Regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.
Existe tratamento para câncer de mama, e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde, o SUS.
O câncer de mama não tem somente uma causa. A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença (cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos). 
Outros fatores que aumentam o risco da doença são:
- Fatores ambientais e comportamentais:
- Obesidade e sobrepeso após a menopausa;
- Sedentarismo (não fazer exercícios);
- Consumo de bebida alcoólica;
- Exposição frequente a radiações ionizantes (Raios-X).
- Fatores da história reprodutiva e hormonal
- Primeira menstruação antes de 12 anos;
- Não ter tido filhos;
- Primeira gravidez após os 30 anos;
- Não ter amamentado;
- Parar de menstruar (menopausa) após os 55 anos;
- Uso de contraceptivos hormonais (estrogênio-progesterona);
- Ter feito reposição hormonal pós-menopausa, principalmente por mais de cinco anos.
- Fatores genéticos e hereditários*
- História familiar de câncer de ovário;
- Casos de câncer de mama na família, principalmente antes dos 50 anos;
- História familiar de câncer de mama em homens;
- Alteração genética, especialmente nos genes BRCA1 e BRCA2.

Já o câncer de mama de caráter genético/hereditário corresponde a apenas 5% a 10% do total de casos da doença. Homens também podem ter câncer de mama, mas somente 1% do total de casos é diagnosticado em homens.
Atenção: a presença de um ou mais desses fatores de risco não significa que a mulher necessariamente terá a doença.
Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como:
- Praticar atividade física regularmente;
- Alimentar-se de forma saudável;
- Manter o peso corporal adequado;
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
- Amamentar


É importante que as mulheres observem suas mamas sempre que se sentirem confortáveis para tal (seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano), sem técnica específica, valorizando a descoberta casual de pequenas alterações mamárias.
Os principais sinais e sintomas do câncer de mama são:
- Caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor;
- Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
- Alterações no bico do peito (mamilo);
- Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço;
- Saída espontânea de líquido dos mamilos
- As mulheres devem procurar imediatamente um serviço para avaliação diagnóstica ao identificarem alterações persistentes nas mamas. No entanto, tais alterações podem não ser câncer de mama.

O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura. Todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.
Além de estar atenta ao próprio corpo, também é recomendado que mulheres de 50 a 69 anos façam uma mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas.
Mamografia é uma radiografia das mamas feita por um equipamento de raios X chamado mamógrafo, capaz de identificar alterações suspeitas.
Mulheres com risco elevado para câncer de mama devem conversar com seu médico para avaliação do risco para decidir a conduta a ser adotada.
O SUS oferece exame de mamografia para todas as idades, quando há indicação médica.

Um batalhador incansável na tarefa de informar e conscientizar a população feminina quanto aos riscos e consequências do câncer de mama é o médico mastologista espinosense Gessandro Elpídio Fernandes Barbosa. Filho de Dona Dozinha e de Seu Joaquim, Gessandro, graduado em Medicina pela Universidade Estadual de Montes Claros (2001) com especialização em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia (residência médica), a cada dia demonstra o seu profissionalismo, o seu cuidado extremo com os pacientes, a dedicação plena, a virtude divina de ser realmente um profissional exemplar, fazendo da sua privilegiada profissão, uma cruzada de amor e carinho em prol das pessoas enfermas colocadas sob seus cuidados. 
É gratificante perceber o seu desprendimento em favor dos outros, sempre aberto e disposto a compartilhar seus profundos conhecimentos. É reconfortante confirmar o seu precioso dom de enxergar as pessoas como seres humanos carentes e esperançosos, e não tão somente como financiadores econômicos do seu trabalho.
A cada ano formam-se milhares de médicos no país, alguns deles infelizmente focados apenas na possibilidade de auferir alta remuneração, sem a menor formação humana para cuidar de pessoas enfermas e enfraquecidas psicologicamente, necessitadas de carinho, respeito e atenção. Gessandro é a personificação do verdadeiro médico, aquele ser dotado de profundo conhecimento e dedicado em tempo integral à recuperação da saúde física e mental dos seus pacientes, muitas vezes sem recompensa financeira. Um exemplo claro disso aconteceu há poucos dias, quando ele, ao lado de alguns colegas, efetuou uma ação maravilhosa de altruísmo ao realizar, nas dependências da Santa Casa de Montes Claros, cirurgias de reconstrução de mamas em algumas mulheres, de forma completamente gratuita, resgatando sobremaneira as suas autoestimas.    
Fica aqui registrado o nosso agradecimento a esta alma abençoada por Deus, orgulho de nós, espinosenses. Parabéns pelo seu brilhante trabalho, Gessandro, e pela pessoa iluminada que és. Que Deus o abençoe abundantemente!
Um grande abraço espinosense.



Veja o vídeo neste endereço:   
http://g1.globo.com/mg/grande-minas/mgintertv-2edicao/videos/t/edicoes/v/medicos-realizam-cirurgias-de-reconstrucao-de-mama-em-mulheres-que-enfrentaram-o-cancer/5413692/