Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

1609 - Agora é só entre gaúchos e mineiros

O futebol é mesmo surpreendente. Nas partidas disputadas ontem pelas quartas de finais da Copa do Brasil, times considerados favoritos, em função do melhor desempenho apresentado no Campeonato Brasileiro, ficaram pelo caminho, eliminados por outros em pior situação na tabela de classificação. 
Assim aconteceu com o Palmeiras, líder absoluto do Brasileirão, com 64 pontos ganhos e uma boa distância do segundo colocado Flamengo (4 pontos) e do terceiro colocado Atlético (8 pontos), que sucumbiu para o Grêmio de Foot-Ball Porto Alegrense, com derrota na primeira partida jogada no Sul por 2 x 1 e empate em casa por 1 x 1.
Com o Santos aconteceu coisa parecida. Com boa campanha no Brasileirão 2016, onde ocupa a quarta posição na tabela, com 55 pontos ganhos, o time da Vila Belmiro foi descartado da Copa do Brasil pelo instável Internacional, após vitória em casa por 2 x 1 e derrota no Beira-Rio por 2 x 0.
No confronto mais equilibrado das quartas de finais, o Cruzeiro se deu melhor que o adversário paulista, o Corinthians, e assegurou a sua vaga nas semifinais após derrota em São Paulo por 2 x 1 e uma expressiva vitória no Mineirão por 4 x 2.
Já o último dos quatro semifinalistas, o Atlético, passou sufoco em Caxias do Sul para eliminar o aguerrido time do Juventude na decisão por pênaltis, após derrota de 1 x 0, mesmo placar da vitória em Minas Gerais no primeiro confronto.
Não há como não comemorar a chegada às semifinais da Copa do Brasil de dois representantes gaúchos, Inter e Grêmio, e os nossos representantes mineiros, o Galo e o Cruzeiro. Mesmo com tamanha força econômica e midiática, os grandes clubes cariocas e paulistas irão assistir de longe a disputa do título pelos times de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul.
É impossível prever o que pode acontecer nesses jogos finais, pois mesmo que o Internacional e o Cruzeiro estejam na luta pelo rebaixamento no Brasileirão, enquanto o Grêmio ocupa a oitava posição e o Atlético a terceira posição na tabela, nesta competição de mata-matas tudo pode acontecer. Uma falha individual ou coletiva, um pênalti ou um impedimento mal marcado e uma expulsão podem mudar radicalmente o desenrolar da partida, sendo crucial para definir o resultado e a consequente classificação para as finais. Está tudo nivelado nesta reta final e qualquer um pode erguer a taça de campeão.
Para definir os mandos de campo para esses jogos das semifinais, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizou um sorteio nesta quinta-feira, ficando assim os confrontos:

26-10 - Quarta-feira - 21h45 - Beira-Rio - Internacional  x  Atlético
26-10 - Quarta-feira - 21h45 - Mineirão - Cruzeiro  x  Grêmio 

02-11 - Quarta-feira - 21h45 - Independência - Atlético  x  Internacional
02-11 - Quarta-feira - 21h45 - Arena do Grêmio - Grêmio  x  Cruzeiro

As finais acontecerão nas datas de 23 e 30 de novembro.


Todos os quatro semifinalistas já sentiram o gosto doce da conquista do título da Copa do Brasil. O Cruzeiro e o Grêmio são os maiores vencedores desta competição, com quatro conquistas cada um. O Cruzeiro venceu em 1993, 1996, 2000 e 2003. O Grêmio ganhou nos anos de 1989, 1994, 1997 e 2001. O Internacional ganhou uma vez em 1992 e o Atlético foi campeão em 2014, em uma disputa mineira, quando bateu o Cruzeiro por duas vezes, 2 x 1 no Independência e 1 x 0 no Mineirão. 
Um grande abraço espinosense.