Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

1598 - A arte de pintar os corpos

Muitos se assustam, alguns sentem repulsa, outros acham um horror que pessoas tatuem os seus corpos com os mais diversos desenhos. Pode ser só uma estrelinha em local mais escondido, ou pode ser quase o corpo inteiro cheio de caveiras e serpentes. A arte da tatuagem é muito antiga, estudiosos dizem que surgiu por volta de 4000 a.C. lá pela Idade da Pedra, sabe-se lá. 
Desde os primórdios, homens e mulheres pintavam os próprios corpos, por razões sociais, religiosas, místicas ou simplesmente para realçarem sua beleza. E até os dias atuais, isso continua acontecendo e, convenhamos, a decisão é muito pessoal e só a eles interessa.
A palavra "tattoo", que denomina a arte da tatuagem, parece ter vindo do taitiano "tatau", termo introduzido à língua inglesa pelo primeiro homem a realizar contato com as populações da costa leste da Austrália e do Havaí, o capitão James Cook. Cortar e picar a pele, esfregando cinzas no ferimento era a forma mais utilizada nos tempos antigos. Hoje em dia, são utilizadas máquinas de tatuar modernas e que reduzem quase a zero os riscos de infecção. A invenção da máquina de tatuar rotativa data de 1891, quando Samuel O’Reilly patenteou a sua criação. Com a revolução na tecnologia, surgiu a máquina pneumática de tatuagem no ano de 2000, através da invenção de Carson Hill.
Anualmente acontece em Londres a The International London Tattoo Convention, um evento espetacular de celebração da arte corporal, reunindo a elite dos tatuadores do mundo inteiro, músicos, modelos, performers, artistas e amantes do tattoo. No evento estiveram disponíveis shows musicais e pirotécnicos, performances artísticas, livros, exposições de arte, comidas e bebidas. O evento aconteceu nos dias 23, 24 e 25 de setembro, no Tobacco Dock, nº 50, Porters Walk, em Londres. Maiores informações você pode ver no site thelondontattooconvention.com.     
Mesmo nos tempos atuais, ainda há muita gente que vê com maus olhos as pessoas tatuadas, talvez com aquela velha imagem de que apenas desajustados, marinheiros e malfeitores a utilizem, o que definitivamente não é verdade. Trata-se tão somente de um prazer das pessoas em ter no corpo imagens tão diversas como uma frase, uma imagem de uma pessoa querida, o símbolo do time do coração, desenhos bonitos e interessantes ou símbolos da sua tribo social. Eu, particularmente, jamais terei o desejo de fazer uma tatuagem em meu corpo, mas nem por isso tenho a menor ojeriza pela arte da tatuagem ou pelos que a amam. Enfim, o mínimo que se espera daqueles que abominam a arte do tattoo é o respeito aos que a admiram. Simples assim.
Um grande abraço espinosense.