Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

1597 - Espinosense José Carlos Baleeiro é premiado pela Polícia Civil

O sucesso na vida e na carreira dos meus conterrâneos, da minha querida Espinosa, só me traz alegria e felicidade. E esses sentimentos estiveram presentes em grande quantidade quando me deparei hoje com a notícia da premiação do motorista José Carlos Baleeiro em concurso promovido pela Polícia Civil, por meio do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG). 
Em evento que faz parte das atividades do Detran-MG, com a intenção de promover a Semana Nacional do Trânsito, a instituição premiou, entre 273 candidatos inscritos, 18 motoristas do estado de Minas Gerais. Eles foram agraciados com troféus, medalhas, certificados e presentes cedidos por parceiros, por ter se destacado por boas práticas e bons exemplos na direção dos veículos no dia a dia no trânsito, de forma responsável, solidária e comprometida com a segurança viária. 
José Carlos foi vencedor em 2º lugar, na categoria "Transporte de Emergência" na 56ª edição do Prêmio Motorista e Motociclista Padrão de Minas Gerais. "Para a seleção dos agraciados, a comissão julgadora levou em consideração o somatório de tempo de serviço, o comportamento profissional e a participação em cursos, seminários e palestras, de acordo com a descrição do regulamento do concurso." A solenidade de entrega da premiação ocorreu ontem, dia 22 de setembro, às 14h, no auditório da Delegacia Especializada de Acidentes de Veículos (DEAV), na Rua Sergipe, nº 57, Bairro Funcionários, em Belo Horizonte.   
Conforme informações retiradas do site cisrun.saude.mg.gov.br, o condutor socorrista do SAMU Macro Norte, José Carlos Baleeiro, de 32 anos de idade, é filho mais novo do casal João Fernandes Baleeiro e Dirce Guimarães Baleeiro, natural de Espinosa, casado com Josimara Dantas Barbosa Baleeiro, enfermeira. José Carlos trabalha no SAMU há seis anos, desde que foi implantada a base em Espinosa no ano de 2010. Ainda de acordo com o site, ele, além de trabalhar no SAMU, é vendedor de automóveis, o que complementa sua renda e ajuda no sustento da sua família. 
Se já não bastasse a sua bela história de luta na vida, José Carlos ainda tem determinação suficiente para se deslocar todos os dias úteis no percurso de 200 km, ida e volta, até a cidade baiana de Guanambi, para se dedicar ao estudo no curso de Direito.  
É de exemplos como este que precisamos para que as nossas crianças e os nossos jovens tenham em quem se espelhar. Parabéns ao José Carlos pela sua trajetória, pela sua premiação e pelo belo exemplo de vida que nos passa. Que Deus esteja sempre o abençoando, ao lado da família.
Um grande abraço espinosense.









1596 - Os 40 anos de Francesco Totti

Um dos maiores nomes da história do futebol italiano, Francesco Totti, irá completar seus 40 anos de idade no próximo dia 27 de setembro, ainda jogando em alto nível pela equipe do Roma. Nascido no ano de 1976, o "Bimbo d'Oro" ou "Il Capitano", desde novinho já se destacava entre os garotos de sua idade e até entre os mais velhos. Começou a jogar futebol de forma mais séria aos 7 anos no Fortitudo, com 8 anos passou pelo Smit Trastevere e chegou ao Lodigiani, com 10 anos. No ano de 1989, aos 13 anos, foi para o Roma, seu clube do coração, e de lá nunca mais saiu, construindo uma carreira admirável como meia e atacante, tornando-se capitão do time, dono incontestável da camisa 10 e chegando à Seleção Italiana, por quem foi Campeão do Mundo na Copa de 2006.


Francesco Totti estreou no time titular do Roma no dia 16 de dezembro de 1993, em um confronto com a Sampdoria pela Copa Itália. Na temporada 1994-95, dias antes de completar 18 anos, Totti marcou seu primeiro gol na Série A, no empate por 1 x 1 contra o Foggia, na primeira rodada. Em 1996, foi Campeão Europeu Sub-21 pela Seleção Italiana. Com apenas 21 anos foi nomeado capitão do Roma. Na seleção principal, estreou em uma partida contra a Suíça, em Udine, no dia 10 de outubro de 1998, convocado por Dino Zoff. No ano de 2001, aos 24 anos, conquistou o seu único título de Campeão Italiano, após vitória do Roma sobre o Parma, em 17 de junho, por 3 x 1, marcando o 1º gol de sua equipe. No mesmo ano, conquistou ainda a taça da Supercopa da Itália, com um gol seu na vitória por 3 x 0 contra a Fiorentina. 
Na temporada seguinte, o sonho do bicampeonato italiano quase aconteceu, mas a Roma ficou com o vice, um ponto atrás da Juventus. Na temporada 2006-07, ganhou a Copa Itália pela segunda vez. No Campeonato Italiano daquele ano, foi o artilheiro com 26 gols marcados, ganhando a Chuteira de Ouro da Europa.
Ainda em 2006, ano de Copa do Mundo, Totti teve uma lesão gravíssima no mês de fevereiro, em partida contra o Empoli. Depois de uma boa recuperação, em três meses, ainda pôde ser convocado pelo treinador Marcello Lippi e participar, como titular, da conquista da Seleção Italiana no Mundial disputado na Alemanha. Ele marcou um gol no jogo contra a Austrália, nas oitavas de final.   
Os números alcançados por Totti na carreira são expressivos. Além de participações na seleção, ele vestiu a camisa do Roma em 760 partidas e marcou 305 gols, tornando-se o jogador com mais jogos disputados e o maior artilheiro da história do clube e do país na Série A Italiana. 


Totti tem dois filhos, Cristian e Chanel, resultado do seu casamento com a modelo e apresentadora de televisão Ilary Blasi, com quem vive desde 2005. Com a sua aposentadoria, que deve ocorrer em breve, talvez no final deste ano, o Roma pretende eternizar a camisa 10, não mais a colocando à disposição dos jogadores atuais e futuros, uma justa homenagem a quem defendeu, com extrema dedicação e amor, o clube romano por 27 anos.
Um grande abraço espinosense.


1595 - Copa do Brasil: um intruso no bloco dos gigantes

Após vários confrontos nas fases iniciais, envolvendo equipes menos poderosas do futebol brasileiro, eis que sobraram apenas oito times para disputar as quartas de finais da Copa do Brasil. São sete gigantes da Série A e uma equipe menor, da Série C. E pela primeira vez na história, todos eles já campeões da competição. Juntos, eles conquistaram nada menos que 18 das 27 taças disputadas. Cruzeiro e Grêmio ganharam quatro títulos cada um, enquanto o Corinthians e o Palmeiras tem três títulos e o Atlético, o Flamengo, o Internacional e o Juventude levantaram uma única vez a taça de Campeão da Copa do Brasil, torneio de eliminações iniciado em 1989 no país. O que surpreende negativamente é a ausência das grandes equipes cariocas. Nenhuma delas se classificou nesta edição.
Na disputa das oitavas de finais, encerrada nesta semana, o que surpreendeu também, desta vez de forma positiva, foi a classificação do Juventude de Caxias do Sul, equipe que atualmente está na Série C, que eliminou o poderoso São Paulo com uma vitória por 2 x 1, no Morumbi, e uma derrota em casa, por 1 x 0. A fase tricolor realmente não é das melhores, pois o time ainda não se acertou este ano e amarga apenas a 12ª posição na tabela do Brasileirão, com 34 pontos ganhos. 
Outro gigante do futebol brasileiro, o Cruzeiro, conseguiu, de forma bastante tranquila, a classificação para as quartas de final da Copa do Brasil, batendo sem dificuldades o Botafogo, com vitória fora de casa por 5 x 2 e outra vitória em casa, no Mineirão, por 1 x 0. No Brasileirão o clube celeste realiza uma péssima campanha, encontrando-se no momento na 15ª posição, dois pontos acima da zona de rebaixamento. 
O Grêmio, também com uma campanha irregular no Brasileiro, onde está na 11ª posição, com 37 pontos ganhos, passou com dificuldades pelo Atlético-PR, com vitória de 1 x 0 no Paraná e derrota em casa pelo mesmo placar, o que levou a decisão para os pênaltis, onde brilhou a estrela do goleiro Marcelo Grohe, com a defesa de três cobranças dos rubros-negros. 
Também se classificaram times que estão nas primeiras colocações do Campeonato Brasileiro. O Corinthians, que tem 41 pontos e é o quinto na tabela do Brasileirão, se classificou após um empate fora de casa e uma vitória simples, de 1 x 0, sobre o Fluminense de Levir Culpi. 
O Santos, quarto no Brasileiro com 45 pontos, passou pelo Vasco após vitória em casa por 3 x 1 e empate em São Januário em 2 x 2. 
O Atlético, que aparece na terceira posição na tabela do Campeonato Brasileiro, com 46 pontos ganhos, classificou-se com imensa dificuldade, com dois empates contra a Ponte Preta, o primeiro em casa por 1 x 1, e o segundo por 2 x 2, em Campinas. Nesta última partida, o empate veio nos momentos finais, depois de o time mineiro estar perdendo por 2 x 0. 
Por fim, o líder absoluto do Brasileirão, com 51 pontos, o Palmeiras de Cuca, não teve muita dificuldade para eliminar o Botafogo-PB, já que na primeira partida, disputada em sua arena, ganhou fácil por 3 x 0. Na partida de volta, usando um time misto, foi batido por 1 x 0, mas sem correr maiores riscos.
Na manhã desta segunda-feira, 23 de setembro, a CBF realizou o sorteio dos confrontos das quartas de finais da Copa do Brasil. Pela primeira vez vejo o Atlético, supostamente, levar alguma vantagem. No sorteio, como o próximo adversário do Atlético, saiu o Juventude, um time de menor expressão e que atualmente disputa a terceira divisão do futebol brasileiro, a Série C. No papel, o Atlético é o grande favorito, com grandes chances de passar adiante. Isso, claro, no campo das hipóteses, já que o futebol constantemente nos surpreende. Nos outros confrontos, a disputa será mais equilibrada, imagina-se. O Cruzeiro pegará o Corinthians, o Santos enfrentará o Internacional e o Palmeiras terá pela frente o Grêmio, agora com Renato Gaúcho no comando. 

Palmeiras, campeão da última edição 

Veja como ficaram os confrontos e suas respectivas datas:

28-09 - Quarta-feira - 21h45 - Independência - Atlético  x  Juventude
19-10 - Quarta-feira - 21h45 - Alfredo Jaconi - Juventude  x  Atlético-MG

28-09 - Quarta-feira - 21h45 - Vila Belmiro - Santos  x  Internacional
19-10 - Quarta-feira - 21h45 - Beira-Rio - Internacional  x  Santos

28-09 - Quarta-feira - 21h45 - Arena do Grêmio - Grêmio  x  Palmeiras
19-10 - Quarta-feira - 21h45 - Arena Palmeiras - Palmeiras  x  Grêmio

28-09 - Quarta-feira - 21h45 - Arena Corinthians - Corinthians  x  Cruzeiro
19-10 - Quarta-feira - 21h45 - Mineirão - Cruzeiro  x  Corinthians

Promessa de grandes emoções nos jogos finais da Copa do Brasil. Há até a possibilidade de mais uma final entre os times mineiros, Atlético e Cruzeiro, como aconteceu em 2014. Vamos torcer para que isso se repita e que quem for mais competente erga a taça.
Um grande abraço espinosense.

1594 - Os desafios que vem por aí

Domingo passado, 18 de setembro, Atlético e Cruzeiro entraram em campo pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2016 com a necessidade imperiosa de vencer e acumular mais três pontos na tabela de classificação. O primeiro, para se manter próximo dos dois melhores colocados, o Palmeiras, com 51 pontos e o Flamengo, com 50 pontos, e manter incólume a esperança de chegar ao tão cobiçado título de Campeão Brasileiro. O segundo, para se afastar o quanto antes da perigosa e incômoda zona de rebaixamento à segunda divisão. 
E o que se viu no clássico foi muita luta, dedicação e obediência firme dos jogadores de ambos os lados aos esquemas táticos montados pelos treinadores Marcelo Oliveira e Mano Menezes, mas o resultado de igualdade no placar não foi proveitoso para ninguém. O Atlético terminou ficando a 5 pontos do líder Palmeiras, o que, se não foi catastrófico e ainda não acabou totalmente com as chances de chegar ao título, deixou a tarefa ainda mais complicada e difícil. O Cruzeiro foi beneficiado com as derrotas do Figueirense para o Flamengo por 2 x 0 e do Internacional para o América por 1 x 0, que resultou na sua colocação atual na tabela, na 15ª posição.
O que se apresenta para os dois maiores times de Minas Gerais nas partidas finais do Brasileirão é uma verdadeira sucessão de desafios. Tanto Atlético quanto Cruzeiro terão pela frente, nas 12 rodadas restantes, adversários poderosos bem posicionados na tabela, bem como equipes que estão na briga para não cair. O Atlético terá mando de campo contra Internacional, América, Figueirense, Flamengo, Palmeiras e São Paulo e sairá para enfrentar a Ponte Preta, o Corinthians, o Botafogo, o Coritiba, o Santa Cruz e a Chapecoense. O Cruzeiro receberá as visitas do Grêmio, Ponte Preta, Chapecoense, Fluminense, Santos e Corinthians, enquanto terá que viajar para enfrentar as equipes do Flamengo, Palmeiras, Vitória, Atlético-PR, Sport e Internacional. Ou seja, só jogos duros e difíceis. Não há mesmo moleza no Campeonato Brasileiro.


O Cruzeiro, depois de um início de competição claudicante sob o comando do Paulo Bento, teve uma reação extraordinária com a chegada de Mano Menezes. Contou para essa reação a chegada de bons valores ao elenco do time, casos dos atacantes Ábila e Rafael Sóbis. O Atlético também começou muito mal a competição, mas deu uma arrancada espetacular e conseguiu chegar ao chamado G-4, terminando o primeiro turno em segundo lugar. As contusões seguidas de jogadores importantíssimos, como Luan, Dátolo, Leandro Donizete, Marcos Rocha, Maicosuel e Lucas Pratto, causaram enormes problemas para o treinador Marcelo Oliveira armar a equipe em jogos cruciais.  
O futebol é um esporte apaixonante muito em face da sua imprevisibilidade. Tudo pode acontecer em uma partida, até mesmo uma equipe muito inferior tecnicamente bater uma muito mais capacitada, no que ficou conhecido na área esportiva como "zebra". Cada partida é uma nova história a ser escrita e nenhum time pode se deixar levar pelo favoritismo, sob pena de se complicar seriamente.
Uma análise apurada dos confrontos do primeiro turno de Atlético e Cruzeiro contra seus próximos adversários mostra um cenário completamente diverso. Enquanto o Atlético conquistou um retrospecto bastante favorável, empatando uma única vez, com o Figueirense, perdendo duas partidas, contra Internacional e Flamengo, e vencendo todos os outros nove confrontos; o Cruzeiro, ao contrário, penou contra os seus adversários, empatando duas partidas, contra Vitória e Corinthians, perdendo sete partidas, contra Flamengo, Grêmio, Chapecoense, Atlético-PR, Fluminense, Sport e Santos, e ganhando apenas três jogos, contra Ponte Preta, Palmeiras e Internacional.
O tal do "se" não existe na vida nem no futebol, mas se, hipoteticamente, os dois times mineiros repetissem os resultados alcançados no primeiro turno, o Atlético teria enormes possibilidades de conquistar o título, enquanto o Cruzeiro certamente estaria rebaixado. Coisas do futebol!
Um grande abraço espinosense.