Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

1593 - As belezas de São Gonçalo do Rio Preto

Desta vez a minha passagem por lá foi bastante rápida, mas como sempre, reconfortante. A pequena cidade de São Gonçalo do Rio Preto possui belezas encantadoras espalhadas pelos seus arredores, notadamente dentro dos limites do Parque Estadual do Rio Preto, que toma a metade da sua dimensão. Se você gosta de Natureza e ainda não conhece esse pedacinho do paraíso, vou lhe dar umas boas dicas do que você pode encontrar por lá. 
Nesta oportunidade não tive o prazer de ir até o parque, pois o tempo foi curto e não me possibilitou usufruir das suas maravilhas, mas uma visita às suas cachoeiras é indispensável.

Cachoeira do Crioulo
Cachoeira da Sempre-Viva
São Gonçalo do Rio Preto, assim chamada desde o ano de 1986, em substituição ao antigo nome de Felisberto Caldeira, conforme a Lei nº 9223, integra o Circuito Turístico dos Diamantes e está localizada a cerca de 70 km de Diamantina e a 190 km de Montes Claros. A bucólica cidade oferece aos visitantes muita paz, tranquilidade, aconchego e uma Natureza exuberante. O Rio Preto, ainda muito preservado, com suas águas límpidas mas parecendo escuras, passa sereno quase pelo centro da cidade. A Praia do Lapeiro, situada ao largo da cidade, possui boa estrutura para a prática de esportes como o futebol de areia, o vôlei de praia e a peteca, além de disponibilizar bares e um restaurante.
Ultimamente, com o asfaltamento da estrada e a sua descoberta pelos turistas, muitos estão investindo na construção de casas na cidade, para usufruir das belezas e da calmaria que a cidade oferece.




A uns 12 km da cidade, está localizado sua maior riqueza, o Parque Estadual do Rio Preto, uma reserva ecológica gerenciada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) e que oferece boas acomodações para hospedagem, espaço para camping, um restaurante e muita beleza natural para ser apreciada. São muitos recursos hídricos disponíveis, com diversas nascentes, inclusive a do Rio Preto, corredeiras, piscinas naturais, praias fluviais de areias brancas e cachoeiras como as da Sempre-Viva e a do Crioulo, além de mirantes para observação da bela paisagem de cerrado.
O parque foi criado através do Decreto nº 35.611, de 1º de junho de 1994, contando com 10.755 hectares que eram das antigas fazendas Boleiras, Alecrim e Curral. No ano de 2002, o parque foi aberto à visitação dos turistas. Mais tarde, em 2005, através do Decreto nº 44.175, de 20 de dezembro, a sua área foi ampliada.
Então, se você gosta de tranquilidade, rio, sombra e água fresca, belas paisagens e cachoeiras, anime-se, pegue a estrada e vá até São Gonçalo passear. A estrada é bem pavimentada, muito tranquila e o povo de lá é muito acolhedor. Para se hospedar com conforto, há a maravilhosa Pousada Canto das Águas, da Dôra, instalada em um velho e lindo casarão de uma fazenda da família dela, a 1 km da cidade e que oferece um cenário interessante de antiguidades e Natureza plena, como a piscina de águas naturais e uma enorme e encantadora caverna. Outras opções de hospedagens, mais simples, podem ser encontradas na cidadezinha, bem como casas para aluguel. Quem gosta de mais badalação, há festa religiosa em agosto e o Carnaval. Para quem quer mesmo fugir do estresse e da atribulação diária o melhor é se hospedar no parque, que fica a 14 km da cidade. Os 12 alojamentos e a área de camping disponíveis devem ser reservados com antecedência junto à administração do parque pelo telefone (38) 99976-5621. Se não houve mudança, o gerente do parque é o Antônio Augusto de Almeida (Tonhão). Seu e-mail é antonio.almeida@meioambiente.mg.gov.br.
Não deixe de conhecer. Você vai adorar. Isso se você gostar de mato, rio, água, paz e sossego assim como eu, claro.
Um grande abraço espinosense.