Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

1582 - Sim, você pode!

Os Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro começam, debaixo de grande expectativa, no dia 7 de setembro, se estendendo até o dia 18, com disputas em 23 modalidades que vão do futebol de 5 até o tênis de mesa, envolvendo cerca de 170 países.
Atletas com deficiência se enfrentarão nas seguintes modalidades: Atletismo, Basquetebol em Cadeira de Rodas, Bocha, Canoagem de Velocidade, Ciclismo de Estrada, Ciclismo de Pista, Esgrima em Cadeira de Rodas, Futebol de 5, Futebol de 7, Goalball, Halterofilismo, Hipismo, Judô, Natação, Remo, Rugby em Cadeira de Rodas, Tênis de Mesa, Tênis em Cadeira de Rodas, Tiro com Arco, Tiro Esportivo, Triatlo, Vela e Voleibol Sentado.


Para anunciar a chegada das Paralimpíadas, o Chanell 4 da Inglaterra criou um comercial sensacional, nominado "Nós Somos os Superhumanos". O vídeo muito bem idealizado mostra diversas pessoas com deficiência nas mais diversas ações, seja o músico tocando bateria com os pés ou a zelosa mamãe cuidando do seu bebê, seja o motorista de exibição ou o casal de dançarinos, em demonstrações magníficas do poder e da determinação do ser humano. Um exemplo primoroso da superação dos limites. Não há mais o que dizer, basta conferir as imagens no vídeo abaixo e se deixar encantar pela beleza da vida.
Um grande abraço espinosense.

   

1581 - O poder das confecções em Espinosa

Acabei de receber uma pequena matéria da jornalista Cida Santana, comentarista esportiva e ex-editora do GloboEsporte.com da Inter TV Grande Minas aqui de Montes Claros, que repasso a vocês com o maior prazer.

Polo de confecção gera 1.200 empregos formais em Espinosa
Atuação do Sebrae colabora para qualificação do setor 

Espinosa, município com 31 mil habitantes, situado no extremo Norte de Minas Gerais, destaca-se pelo polo de confecção que se formou na cidade há cerca de 20 anos. A atividade gera mais de 1.200 empregos formais no município e ganha impulso como apoio do Sebrae Minas que, além de promover cursos de qualificação e consultoria para os empreendedores, contribuiu para a instalação de uma escola de costura no município.  
Desde 2011, o Sebrae Minas atua no polo, oferecendo cursos com foco em produção e gestão, consultorias, oficinas de finanças, marketing e ações específicas como consultorias em melhoria do processo produtivo, planejamento estratégico e gestão mercadológica. 
O analista técnico do Sebrae Jadilson Borges destaca que as ações trazem resultados práticos para o setor. “Oferecemos o curso ‘Cultura da Cooperação’, que tem como objetivo aumentar a capacidade de agir coletivamente, baseado nos princípios da cooperação. O grupo abraçou a causa e, rapidamente, colocou em prática uma ideia antiga que era criar uma escola de costura para ensinar aqueles que desejam aprender o ofício”, enfatiza.  
A escola é financiada pelos próprios empresários que investem em uma mão-de-obra qualificada. Também ganham os participantes dos cursos de costura. A maioria deles tem o emprego garantido ao final da capacitação.  
De acordo com Leonardo Souza Silva, Gerente Industrial da Amil, maior confecção da cidade e integrante do Grupo Costurar, a consultoria do Sebrae foi fundamental para a profissionalização do setor. “Éramos desunidos. Depois das orientações do Sebrae Minas, começamos a pensar e a desenvolver ações em conjunto, o que ajudou a alavancar nossa produção”, relata Leonardo.

Vocação têxtil
Até meados da década de 1980, o algodão era o destaque na economia regional. As pragas e as constantes secas, contudo, impediram a continuidade da cultura. Diante deste cenário, surgiu o segmento de confecção, que se transformou na principal fonte de geração de emprego e renda no município.
O polo têxtil de Espinosa conta com sete fábricas e outras 40 unidades de produção de menor porte, responsáveis pela costura e o acabamento final das peças de roupas: as chamadas facções. As principais confecções produzidas são de camisaria, malharia e jeans. 

É ótimo ver o nome da nossa Espinosa divulgado de maneira positiva na mídia. Que assim continue. Meus sinceros agradecimentos à competente jornalista Cida Santana pela matéria.
Um grande abraço espinosense.


1580 - O Uluru e sua magnitude

Uma montanha no meio da imensidão da planície. Um gigantesco bloco de pedra de 3,6 km de extensão, 1,9 km de largura e altura de 348 metros em seu ponto mais alto. Assim é o Uluru, ou Ayers Rock, uma das mais famosas paisagens da Austrália, lugar sagrado para os aborígenes que vivem na região há mais de 10 mil anos. A trilha em torno da enorme montanha de pedra tem 10 km e leva cerca de 3,5 horas para ser percorrida.


Essa maravilha da Natureza está localizada no Parque Nacional de Uluru-Kata Tjuta, perto da pequena cidade turística de Yulara, 400 km a sudoeste de Alice Springs, na Austrália. Devido à sua constituição de arenito impregnado de minerais como feldspato (arenito de arcósio), há uma emissão de um brilho vermelho ao amanhecer e ao pôr-do-sol, causando um espetáculo único.
O Uluru, como é chamado pelos aborígenes, possui em sua estrutura inúmeras fendas, cisternas de tamanhos variados, cavernas rochosas e pinturas antigas. Os turistas que visitam o parque podem escalá-lo, não sem grande esforço desprendido para vencer sua longa e íngreme estrutura, mesmo com a ajuda de correntes fincadas na pedra. Mas a visão privilegiada lá de cima merece qualquer sacrifício. Uma maravilha da Natureza!
Hoje em dia, com a proliferação dos drones, que propiciam uma oportunidade especial de captação de imagens aéreas, lugares antes quase inatingíveis como esse podem ser desvendados através das suas lentes, com ótima qualidade de imagem. É o que se pode ver nos vídeos abaixo.
Um grande abraço espinosense.



1579 - Madre Teresa de Calcutá, agora Santa!

Em um mundo tomado em parte pelo ódio, pela intolerância, pela violência, pela desigualdade social e pelo desrespeito à dignidade da pessoa humana, a canonização de Madre Tereza de Calcutá traz-nos um pouquinho de esperança de que nada está perdido e que ainda é possível sonhar com dias melhores para a humanidade.
A "Santa das Sarjetas", como era chamada de forma carinhosa pelo povo, nasceu como Agnes Gonxha Bojaxhiu na cidade de Skopje, Macedônia, em 26 de agosto de 1910. Aos 18 anos, no dia 29 de setembro de 1928, ingressou na Casa Mãe das Irmãs de Nossa Senhora de Loreto, situada na Irlanda. De volta à India, passou a dar aulas e a servir aos mais necessitados, iniciando uma trajetória fantástica de ajuda às crianças, aos pobres e aos doentes, com a criação da congregação "Missionárias da Caridade". Rodou pelo mundo disseminando a solidariedade cristã e protegendo os menos afortunados, sempre com altivez e tenacidade.    
Madre Tereza foi um exemplo de pessoa completamente dedicada aos pobres, de infinita bondade, de gentileza, de caridade, de solidariedade, de amor, de compaixão.


Foi beatificada em 19 de outubro de 2003 pelo Papa João Paulo II. Foi homenageada com o Prêmio Templeton, em 1973. Em 17 de outubro de 1979, recebeu o reconhecimento pelo seu relevante trabalho, quando recebeu o Prêmio Nobel da Paz.
O mundo se entristeceu quando, em Calcutá, aos 5 de setembro de 1997, aos 87 anos, a pequena criatura em tamanho, mas gigante na obra divina, nos deixou, acometida de um ataque cardíaco. Seu corpo descansa no Motherhouse Convent, em Calcutá, Bengala Ocidental, na Índia. O seu fundamental trabalho em prol dos desamparados continua agora com a Irmã Nírmala, sua sucessora eleita em 13 de março de 1997.


Neste domingo, 4 de setembro de 2016, 19 anos após sua morte, Madre Teresa de Calcutá será canonizada pela Igreja Católica do Papa Francisco no "Jubileu da Misericórdia", em cerimônia a ser realizada na Basílica de São Pedro, no Vaticano. A Igreja Católica aprovou a canonização após a aprovação, por unanimidade, da cura extraordinária do engenheiro brasileiro Marcilio Haddad Andrino que, em 2008, se encontrava em coma devido a abcessos no cérebro e a um processo de hidrocefalia. A cura milagrosa aconteceu, acredita-se, pela fé da esposa dele, Fernanda Andrino, que após receber a novena de Madre Teresa por uma amiga, passou a rezar freneticamente para a religiosa, invocando a ela a salvação do seu marido. E que assim aconteceu, surpreendentemente.

   
Suas ideias jamais podem ser esquecidas. Como ela dizia: "Não usemos bombas nem armas para conquistar o mundo. Usemos o amor e a compaixão. A paz começa com um sorriso." Ou: "O fruto do silêncio é a oração; o fruto da oração é a fé; o fruto da fé é o amor; o fruto do amor é o serviço, o fruto do serviço é a paz". 
Mesmo com seu elogiável trabalho, ainda assim Madre Tereza sofreu muitas críticas durante sua trajetória de vida, mas continuou firme na missão de sustentar os moribundos, os pobres e os abandonados. Com seu corpo frágil, lutou até a velhice para tentar fazer deste nosso mundo um lugar mais solidário e feliz para os humildes. Uma verdadeira santa! Que o seu exemplo de vida se espalhe pelo mundo inteiro, enchendo os corações humanos de humanidade, coragem e generosidade para compartilhar o amor e a solidariedade cristã.
Um grande abraço espinosense.