Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 20 de agosto de 2016

1572 - Enfim, o ouro!

Por três vezes, na história olímpica do futebol masculino, a medalha de ouro ficou bem próxima de ser conquistada pelos brasileiros. Nas Olimpíadas de 1984, em Los Angeles, perdemos a primeira oportunidade para o time da França. Quatro anos depois, em 1988, nos jogos de  Seul, mais uma vez fomos derrotados, desta vez pela União Soviética. E em 2012, nas Olimpíadas de Londres, o México foi o nosso carrasco, impedindo novamente a glória de ganhar a tão sonhada medalha dourada. Com tanto insucesso, a coisa acabou virando tabu e obsessão.
Agora, com o Brasil sediando os Jogos Olímpicos de 2016, a oportunidade era única e imperdível. E em um estádio Maracanã completamente lotado e a torcida apoiando integralmente a nossa seleção, inclusive com o animado apoio do grande Usain Bolt, não poderia ser diferente, Brasil campeão.   
É o fim do tabu, mas não pensem que foi assim tão fácil. Só no primeiro tempo, o time alemão acertou por três vezes o travessão do goleiro Weverton, assustando o time brasileiro. O jovem time da Alemanha é muito bem articulado, muito bem treinado, com grande poder de concentração e boa qualidade técnica. 
No primeiro tempo, aos 26 minutos, Neymar marcou o gol brasileiro, cobrando falta na entrada da área com incrível maestria, abrindo o placar em favor do Brasil. No segundo tempo, Meyer escorou de primeira um cruzamento da direita e empatou o jogo para a Alemanha, aos 13 minutos. Tudo igual no placar do Maracanã. E assim terminou o tempo normal de jogo. E veio a prorrogação de 30 minutos. Ambos os times já estavam extenuados pela grande intensidade do jogo, que exigia muita marcação em todos os setores do campo, e nenhum deles conseguiu marcar. Agora era tudo ou nada nas cobranças de pênaltis. 

A disputa dos pênaltis:
Matthias Ginter bateu bem no cantinho direito de Weverton e marcou para a Alemanha.
Renato Augusto bateu no canto alto direito de Timo Horn e marcou para o Brasil.
Serge Gnabry bateu e quase Weverton conseguiu defender.
Marquinhos cobrou com perfeição e colocou a bola em um canto e o goleiro no outro.
Julian Brandt também cobrou muitíssimo bem e marcou.
Rafinha bateu bem, rasteirinha, sem defesa.
Niklas Süle, debaixo de muita vaia e pressão, bateu forte e converteu.
Luan foi para a bola e, com muita tranquilidade, fez o seu gol.
Nils Petersen bateu no canto esquerdo de Weverton, que defendeu.
Aí sobrou para ele, Neymar, decidir a conquista do ouro e ele não decepcionou. Gol do Brasil. O ouro finalmente é nosso.
Depois de tanta pressão, tudo terminou bem e a valiosa medalha de ouro finalmente irá brilhar no peito dos nossos jovens jogadores. Parabéns, rapaziada! Valeu, Brasil!
Um grande abraço espinosense.

Ficha técnica da partida:
BRASIL: Weverton, Zeca, Marquinhos, Rodrigo Caio e Douglas Santos; Walace e Renato Augusto; Gabriel (Felipe Anderson), Luan e Gabriel Jesus (Rafinha); Neymar. Técnico: Rogério Micale.

ALEMANHA: Timo Horn, Lukas Klostermann, Niklas Süle, Matthias Ginter e Jeremy Toljan; Sven Bender, Lars Bender (Grischa Prömel) e Maximilian Meyer; Julian Brandt, Davie Selke (Nils Petersen) e Serge Gnabry. Técnico: Horst Hrubesch.

Data: 20/08/2016 
Horário: 17h30 (de Brasília) 
Local: Maracanã, Rio de Janeiro 
Árbitro: Alireza Faghani (IRN)) 
Assistentes: Reza Sokhandan e Mohammadreza Mansouri (IRN) 
Cartões amarelos: Zeca e Gabriel (Brasil), Süle, Sven Bender, Prömel e Selke (Alemanha) 

Campanha do Brasil
Fase de grupos:
Brasil 0 x 0 África do Sul
Brasil 0 x 0 Iraque
Brasil 4 x 0 Dinamarca

Quartas-de-final:
Brasil 2 x 0 Colômbia

Semifinal:
Brasil 6 x 0 Honduras

Final:
Brasil 1 x 1 Alemanha (5 x 4  nos pênaltis)