Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 18 de julho de 2016

1555 - XVII Fenearte - Feira Nacional de Negócios de Artesanato

A Feira Nacional de Negócios de Artesanato é uma ação da PAPE - Programa do Artesanato de Pernambuco que objetiva colaborar na estruturação da cadeia produtiva do artesanato, apoiando os muitos e talentosos artistas da região e lutando pela preservação da cultura do Nordeste do país. É a maior feira de artesanato da América Latina, com participação de cerca de 5 mil expositores de todas as partes do Brasil e ainda 60 outros países. 
Na edição deste ano, a 17ª Fenearte, que aconteceu de 7 a 17 de julho no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, cerca de 330 mil pessoas prestigiaram o evento e o faturamento deve ficar em torno de R$ 40 milhões. O tema deste ano foi "O Artesanato, a Arte Brincante"e, nesta edição, o evento homenageia dois grandes artistas pernambucanos falecidos recentemente, o artesão Manuel Eudócio e o percussionista Naná Vasconcelos.
Em homenagem a eles, na entrada da estrutura montada da feira, podia-se ler os versos:

"Naná batucou pelo mundo
E Manoel fez um mundo de barro
Donos de talento raro
E um jeito próprio de ver tudo:
Com mentes brilhantes
Imaginação mirabolante
Talento emocionante
E a alma de brincante."

Além da oferta de artesanato de todos os tipos e origens, artigos de decoração, bebidas e comidas, o evento ofereceu ao público apresentações culturais e shows variados. Na estrutura montada para atendimento ao público, estiveram disponíveis também o Salão de Arte Religiosa, oficinas para crianças e adultos, Galeria de Reciclados, 12 restaurantes, 6 food trucks, 25 estandes de alimentação artesanal e cinco food bikes. Toda esta estrutura gerou cerca de 3 mil empregos temporários, uma maravilha em tempos de alta taxa de desemprego no país. Outro fato a ser comemorado foi a boa venda conquistada pelos expositores, com presença de gente de todos os lugares do país e até do exterior. A cultura brasileira é mesmo espetacular!
Um grande abraço espinosense.