Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 2 de julho de 2016

1547 - A indispensável poesia de todo dia

A vida é dura. Sempre foi. Sempre será. Exatamente por esta razão, há que se colocar uma gentileza, uma serenidade, uma força apaziguadora, um fator de abrandamento qualquer para que a sua dureza possa ser mais palatável nesta caminhada pesada delegada pelo destino a cada um de nós. Esse elemento ínfimo e ao mesmo tempo magnífico, capaz de desembrutecer a jornada e tocar profundamente a alma de alguns de nós humanos mais sensíveis, é a poesia.
Em Montes Claros, um cidadão comum, que conheço apenas de vista, tem o meu respeito e a minha completa admiração por seu incansável trabalho em favor da arte, em especial a poesia. Trata-se de Aroldo Pereira, um poeta guerreiro constantemente na batalha pela divulgação e sobrevivência da arte da poesia. João Aroldo Pereira, nascido em Coração de Jesus aos 6 de outubro de 1959, é poeta, ator, compositor e agitador cultural. Ele é o criador do Salão Nacional de Poesia Psiu Poético, que nesta edição de 2016 completa seus 30 anos de existência. 
O Psiu Poético deu voz e espaço a centenas de amantes dos versos, sejam eles montes-clarenses ou oriundos de qualquer lugar do mundo inteiro, valorizando e divulgando a literatura por escolas, universidades, bares, centros culturais, espaços públicos como o Mercado Central ou simplesmente nas ruas da cidade.
Neste ano do 30º aniversário do evento, o Grupo de Literatura e Teatro Transa Poética, em parceria com a Prefeitura de Montes Claros, Secretaria de Cultura, Centro Cultural Hermes de Paula, UNIMONTES – Universidade Estadual de Montes Claros e a Fundação Cultural Genival Tourinho divulgou o período para as inscrições dos trabalhos para participação da população. As inscrições para o "30º Salão Nacional de Poesia Psiu Poético – Celebrando 30 Anos" poderão ser realizadas de 1º de julho a 19 de agosto de 2016. Os interessados poderão inscrever de 01 (um) a 03 (três) poemas na Biblioteca Pública Municipal "Dr. Antônio Teixeira de Carvalho" ou no Centro de Educação e Cultura "Dr. Hermes de Paula", além da Internet, no site psiupoetico.com.br.


Que eu saiba, Espinosa é um celeiro de bons poetas. Só para registrar aqueles de quem eu conheço um pouco da obra literária, posso citar José Cangussu, Teotônio Barbosa Lima, Mílton Barbosa, Gessandro Fernandes, Dona Lúcia Tibo e Abdias Costa Ramos. Ainda tem o guanambiense Paulo Tito, um mestre das letras e da música, que merece registro por ter disseminado positivamente sua arte pelas terras espinosenses. Soube também que Gileno Silveira é um craque na literatura de cordel. Uma pena que eu não tenha tido ainda acesso à sua obra, bem como a de tantos outros poetas que tenho certeza Espinosa tem escondidos. Certeza tenho de que dois conterrâneos nossos já participaram do Psiu Poético, e com destaque. São eles Carlos Magno Tolentino Vieira e Wânia Pimentel, cuja performance está registrada no vídeo abaixo.
Espero que um dia a nossa Espinosa, tão carente de cultura, possa implantar projeto parecido. Pessoas capacitadas para tornar realidade esse anseio não faltam. Quem sabe um dia isso não se torne realidade, não é mesmo, meninas da Confraria da Leitura?  
Um grande abraço espinosense.


Maiores informações sobre o Psiu Poético podem ser verificadas neste LINK.

Endereços onde o Psiu Poético vai acontecer: 

Centro Cultural Hermes de Paula 
Praça Doutor Chaves (Praça da Matriz), nº 32 - Centro

Praça Doutor Carlos

Mercado Municipal de Montes Claros
Rua Marechal Teodoro, nº 65

Rodoviária de Montes Claros
Avenida Donato Quintino

Corredor Cultural Padre Dudu – Centro Histórico
Ao lado da Igreja da Matriz - Centro

Solar dos Sertões
Rua Doutor Veloso, nº 151 – Centro

Escola Estadual Helena Prates
Rua República do Uruguai, nº 66 – Bairro JK

Escola Estadual Francisco Peres
Rua Cearense, n° 47 - Bairro São Geraldo II

Escola Estadual Armênio Veloso
Rua Volfrânio Veloso, nº 132 - Bairro de Lourdes

Escola Estadual Dilma Quadros
Rua Divino Espírito Santo, nº 290 - Bairro Planalto

Escola Municipal Eunice Carneiro
Rua D, nº 300 – Conjunto José Correa Machado