Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 28 de junho de 2016

1546 - Vamos espalhar a paz!

Sinceramente, por mais que o tempo passe, não consigo entender a mente de certos seres humanos. Único ser vivo dotado da dádiva divina de elaborar pensamentos e ideias, o bicho-homem parece desprezar tamanho presente do Criador. Ao invés de utilizar essa bênção para compartilhar o talento, o amor e a paz, alguns sujeitos preferem espalhar ao seu redor a selvageria, o ódio e a violência. Tal situação aterradora ocorre em vários lugares, inclusive nos espetáculos do futebol, onde deveríamos presenciar apenas a magia dos craques da bola, a explosão de alegria das torcidas, a rivalidade sadia entre os amantes do esporte e o respeito às diferenças de paixões clubísticas. Mas não. 
Munidos de um ódio inexplicável e de uma violência gratuita, alguns mentecaptos parecem esquecer a razão básica do esporte, a disputa limpa e pacífica pela vitória, e utilizam dos eventos esportivos para desencadear tragédias e externar os seus sentimentos mais terríveis e cruéis. E tal absurdo não acontece apenas aqui no Brasil, infelizmente considerado um país bastante violento, mas em muitos outros lugares do mundo, inclusive nos chamados países civilizados. São muitos os exemplos de brigas, agressões e mortes de torcedores. E essas tristes situações continuam acontecendo, para nosso desalento.
Sonho com um dia em que poderemos entrar nos estádios de futebol, vestidos com as camisas dos nossos times do coração e assistir juntos, lado a lado, sem separação e em completa paz, ao embriagador espetáculo do futebol. Talvez seja somente uma imensa utopia, não sei, mas é o que eu realmente queria ver se realizar. 
Algumas ações, tímidas, é verdade, estão sendo colocadas em prática em alguns lugares. No Rio Grande do Sul, torcedores de Internacional e Grêmio tiveram assegurada uma área no estádio para que as torcidas pudessem assistir ao jogo em completa integração. Uma alvissareira iniciativa. 
No final de semana passado, outra boa ideia foi colocada em prática na cidade de São Paulo. Em uma elogiosa ação de marketing da Brahma, os elencos dos clubes São Paulo e Santos se dirigiram ao estádio do Pacaembu, para a disputa do clássico pelo Campeonato Brasileiro, no mesmo ônibus, pintado meio a meio com as cores dos dois clubes e intitulado de "Ônibus da Paz". O intuito da campanha é reforçar junto aos torcedores a ideia de que pode sim haver ferrenha rivalidade no futebol, sem contudo exercê-la com ódio e violência. Merece aplausos!
Vejam abaixo o vídeo da campanha pela paz nos estádios. Que mais ações desse tipo sejam criadas e que os torcedores se conscientizem urgentemente da necessidade de disseminarmos a paz ao nosso redor, sempre e em todo lugar.
Um grande abraço espinosense repleto de paz e amor.