Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 17 de junho de 2016

1539 - O movediço fundo do poço

Terminada a oitava rodada do Campeonato Brasileiro, disputada neste meio de semana, espantosamente os três principais clubes das Minas Gerais estão prostrados nas últimas colocações da tabela, integrando a tenebrosa zona de rebaixamento à segunda divisão do futebol brasileiro.
A presença do América nesta situação já era esperada, dadas as limitadas condições financeiras que impedem o clube de armar um time poderoso e competitivo para enfrentar tão difícil competição. O América amarga a lanterna, com apenas 5 pontos ganhos, com apenas 1 vitória (Figueirense), mais 2 empates (Vitória e Cruzeiro) e 5 derrotas (Fluminense, Chapecoense, Ponte Preta, Internacional e Botafogo). Levou 14 gols e fez apenas 7, tendo saldo negativo de 7 gols. O aproveitamento é pífio, apenas 20,8%. É quase impossível que não caia para a Segundona. Uma pena, já que subiu no ano passado e parece certo retornar para lá no primeiro ano de disputa na elite do futebol tupiniquim.
Já o Cruzeiro começou o ano com muitas incertezas, com um time bastante modificado e instável e à procura, por longo tempo, de um novo treinador. Apesar de algumas boas atuações na primeira fase do Campeonato Mineiro, caiu de produção na fase decisiva e acabou ficando pelo caminho e não chegou à decisão da competição, que ficou entre os seus maiores adversários do estado. No Brasileirão, alterna boas e más atuações e resultados, agora sob a direção do português Paulo Bento. Em uma atuação surpreendente, no domingo passado, bateu o maior rival, o Atlético, dentro do Independência, pelo placar de 3 x 2. Mas na última quarta-feira, jogando em casa contra o inconstante Flamengo, o time celeste voltou a decepcionar a sua torcida e foi vencido por 1 x 0, gol do ex-zagueiro atleticano Réver. No momento presente, aparece na 17ª posição na tabela, primeira equipe na zona de rebaixamento, com apenas 8 pontos ganhos, 2 vitórias (Botafogo e Atlético), 2 empates (Figueirense e América) e 4 derrotas (Coritiba, Santa Cruz, São Paulo e Flamengo). Marcou 8 gols e levou 12, saldo negativo de 4. O aproveitamento é baixo, 33,3%.

Charge do cartunista DUKE

E o Atlético, hein? Que vexame! Sempre paparicado na imprensa nacional como o time de melhor elenco do país, afirmação que não tem a minha concordância, o Atlético parece ter perdido o segredo da competitividade e da organização tática apresentada nos últimos anos. Com essas sucessivas trocas de treinadores, a coesão se perdeu. É certo que o momento é conturbado muito em consequência das seguidas contusões e desfalques na equipe, que a deixaram bastante fragilizada. Peças de real importância na montagem da equipe ficaram de fora em alguns jogos, casos de Erazo, Cazares e Douglas Santos, cedidos às seleções equatoriana e brasileira na Copa América; e Lucas Pratto, Dátolo, Leonardo Silva, Júnior Urso, Patric e o imprescindível Luan, contundidos. A fase realmente não é boa. Robinho ainda demorará alguns meses até recuperar completamente a sua forma física e se adequar ao ritmo de competição do campeonato. Fred ainda vai precisar de um tempinho para se entrosar com os novos companheiros e se adaptar ao esquema de jogo pretendido pelo treinador Marcelo Oliveira. A coisa anda bastante complicada na Cidade do Galo. O time até que não está jogando mal, mas algumas falhas individuais de marcação tem causado estragos irreparáveis nos resultados e, consequentemente, na tabela de classificação. A equipe, com a derrota de ontem, contra o Internacional, por 2 x 0 em Porto Alegre, permanece na desconfortável zona do rebaixamento, na 18ª posição, com 7 pontos ganhos, apenas 1 vitória (Santos), 4 empates (Atlético-PR, Vitória, Fluminense e Sport) e 3 derrotas (Grêmio, Cruzeiro e Internacional). Marcou 10 gols e tomou expressivos 15 gols, com saldo negativo de 5. O aproveitamento é vergonhoso, apenas 29,2%.

'
Mesmo com meu superficial conhecimento do futebol, acredito que Cruzeiro e Atlético conseguirão se safar da queda para a Série B, ao contrário do América, cujo declínio parece ser irreversível. O Cruzeiro, se não se reforçar, parece condenado a terminar a competição ali pelo meio da tabela. Quanto ao Atlético, sinceramente ainda acredito que uma reação virá. Não é possível que um time com tantos bons jogadores no time titular possa terminar a competição em alguma posição que não seja entre os 5 primeiros. É claramente perceptível que aquela história de que o Atlético tem o melhor elenco do país é balela, papo furado. A verdade é que o clube conseguiu montar uma excelente equipe titular, com jogadores de altíssima qualidade, como Victor, Marcos Rocha, Douglas Santos, Rafael Carioca, Dátolo, Júnior Urso, Luan, Robinho, Lucas Pratto e, recentemente, o artilheiro Fred. Mas os suplentes, até agora, quando convocados, não conseguiram substituir à altura os titulares, realizando atuações decepcionantes. Atletas como Hyuri, Pablo, Carlos César, Lucas Cândido, Edcarlos, Eduardo, Carlos e o Clayton (principalmente este, comprado a peso de ouro), realmente estão devendo, e muito, boas performances.

Charge do cartunista EDRA
Brasileirão é assim, não se pode dar bobeira. Amanhã já teremos o início de outra rodada, a nona, e resultados favoráveis são imprescindíveis para uma reação o quanto antes. O América recebe o Coritiba, no sábado à noite, às 21 horas, no Independência. O Cruzeiro pega uma pedreira fora de casa no domingo, o Grêmio, às 19 horas. E o Atlético tem a chance de alcançar a primeira vitória sob o comando de Marcelo Oliveira no domingo de manhã, às 11 horas, quando recebe, no Horto, a visita da Ponte Preta, não se esquecendo que a Ponte sempre é uma pedra no sapato do time mineiro, como mostra a história.
Agora, nesta situação desanimadora em que os nossos clubes mineiros se encontram, fica até engraçada a posição dos torcedores. Com todo mundo no mesmo buraco, ninguém se atreve e nem pode tirar sarro dos adversários. Está feia a coisa no futebol das Minas Gerais.
Um grande abraço espinosense.  

1538 - Música nova do Red Hot Chili Peppers

Acabou de ser disponibilizado no You Tube mais um vídeo de uma canção do mais recente álbum da banda Red Hot Chili Peppers, "The Getaway", já disponível para compra nas lojas físicas e virtuais. A canção "Dark Necessities" é o primeiro single do novo trabalho e o vídeo teve a direção de Olivia Wilde. 
A banda californiana formada por Anthony Kiedis, Flea, Chad Smith e Josh Klinghoffer participou há poucos dias do programa "The Late Late Show With James Corden", no sensacional quadro "Carpool Karaoke".
Tudo bem que os caras do Red Hot parecem meio malucos, com todas aquelas caras feias e desarrumadas, com muitas tatuagens pelo corpo, mas o que importa de verdade é a música que eles criam e, convenhamos, as suas canções são de excelente qualidade. Gosto muito do som desses caras. Então vamos a ele em nova e fresquinha divulgação no clipe abaixo. Logo mais abaixo a participação deles no quadro Carpool Karaoke, do ótimo James Corden.
Um grande abraço espinosense.