Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 30 de abril de 2016

1511 - Mais uma grande perda em Espinosa: Tidim Tolentino

Os últimos dias tem sido de péssimas notícias vindas de Espinosa. Perdemos há pouco tempo os queridos cidadãos espinosenses Costinha, Sissi e Cid, pessoas do mais alto gabarito na cidade. Aqui em Montes Claros, perdemos a presença sempre alegre de Djalma "Meu Chefe". 
É a roda-gigante da vida que nos impulsiona, entre alegrias e tristezas, conquistas e derrotas, nascimentos e despedidas, em frente, em direção ao futuro insondável.
Soube agora há pouco do falecimento de Arestides Demóstenes Tolentino, o tão conhecido Tidim de Dona Marília, morador da Rua Padre Guilhermino há muitos e muitos anos. 
Tidim foi personagem marcante na minha juventude, com sua característica voz anunciando as atrações cinematográficas do saudoso, excelente e inesquecível Cine Coronel Tolentino, onde senti emoções indescritíveis, sob a magia encantadora do cinema. Lembro-me bem da sua fala de despedida após os anúncios dos filmes a serem exibidos: "Até uma próxima oportunidade, se Deus nos permitir".
Quero aqui externar os meus sinceros sentimentos de consternação a toda a sua família, sua esposa Dona Marília, seus filhos Marco Ângelo, Rachel, Helenhizze e Fabíola, seu irmão Monsenhor Tolentino e a todos os demais familiares. 
Que Deus dê a todos vocês muita serenidade, muita fé e bastante resignação nesse momento de tamanha tristeza e dor. E que Deus o tenha sempre perto de Si!
Um grande abraço espinosense.




1510 - A beleza do Parque Koishikawa Korakuen

Desde criança, sempre sonhei em ver um dia em Espinosa, alguém com visão de futuro e com foco no bem estar da comunidade, ter a mente iluminada de construir um parque municipal com muitas árvores, bancos, um belo lago e espaço para apresentações artísticas. Esse sonho não é só meu, mas de meu Tio Luizão e de muitos dos meus irmãos da Rua da Resina. Pena que vou morrer sem ver isso acontecer. Mas pelo menos dá para apreciar, mesmo que pela Internet, a beleza de parques e jardins de rara beleza espalhados pelo mundo civilizado, fruto da mente aberta e abençoada de gente que pensa na boa qualidade de vida da população.
Mostro aqui para vocês o Koishikawa Korakuen, parque de Tóquio, no Japão, construído em 1629, ainda no período Edo. Localizado dentro da cidade, oferece à população japonesa um cenário acolhedor, com muitas árvores, sombra fresca, flores de ameixa e cerejeira, algumas pontes, um enorme lago com uma ilha bem no centro, trilhas sinuosas construídas em pedra para boas caminhadas e até campo de arroz e um santuário. Neste cenário tão maravilhoso, as pessoas levam seus filhos para passear, fazem os seus piqueniques, sentam-se para conversar com os amigos, fazem as suas caminhadas ou simplesmente, sentam-se em um banco para apreciar a paisagem ou tirar fotografias. Em qualquer dessas situações, uma atitude prazerosa. É interessante observar, do interior do parque, os altos edifícios em volta, em um interessante contraste da Natureza com a selva de concreto e vidro. A variedade de árvores apresenta um espetáculo de cores a cada estação. Enfim, um local apropriado para o ócio produtivo, como uma boa leitura, por exemplo, ou uma boa reflexão sobre a nossa caminhada neste mundo, coisa que estamos precisando e muito, ultimamente.
Um grande abraço espinosense.



















1509 - Promotor de Justiça Flávio Márcio Lopes Pinheiro é homenageado em Montes Claros

Na última segunda-feira, dia 25 de abril, a Câmara Municipal de Montes Claros prestou uma homenagem ao Ministério Público do Estado de Minas Gerais e aos seus integrantes lotados na cidade, pelo brilhante trabalho realizado pela instituição na defesa da ordem jurídica e da Democracia, na luta pela aplicação das leis e no resguardo dos direitos dos cidadãos brasileiros.
O evento foi idealizado e promovido pelo presidente da Câmara de Montes Claros, o vereador Marcos Nem, do PSD. 
Na solenidade foram entregues placas Alferes José Lopes de Carvalho a vários integrantes do Ministério Público, entre eles o digníssimo Promotor de Justiça Flávio Márcio Lopes Pinheiro, exemplo de integridade e competência na sua trajetória profissional. O abalizado Promotor de Justiça Felipe Caires também foi homenageado na oportunidade.
Para nosso orgulho, o conterrâneo Adriano Campos Cruz, competente integrante da AGU - Advocacia-Geral da União, também esteve presente e fez parte da mesa de honra, ao lado do Delegado da Polícia Federal Marcelo Freitas e de outras personalidades.    
Flávio tem fortes raízes fincadas em solo espinosense, pois é casado com Islan Castro Tolentino Pinheiro, nascida em Espinosa. Eles tem dois filhos, Flávia e Arthur.
Parabéns ao Flávio e aos demais servidores do Ministério Público pela homenagem.
Um grande abraço espinosense.